CI

Solução retarda escurecimento de maças fatiadas

O estudo foi desenvolvidos com as variedades Fuji e Gala, que correspondem a 90% da produção


Uma pesquisa descobriu uma solução que retarda os efeitos causados pela oxidação da maçã, responsável por causar o escurecimento da fruta quando são cortadas algumas fatias. O resultado foi descoberto por Rufino Fernando Flores Cantillano, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa- Clima Temperado), que está localizada no Rio Grande do Sul.  

O estudo foi desenvolvido com as variedades Gala e Fuji, que representam cerca de 90% da produção brasileira, e descobriu que a técnica é capaz de aumentar o tempo de duração das fatias de maçã de dois para 12 dias através da aplicação de antioxidantes.  O processo consiste em lavar as frutas em uma solução sanitizante, depois cortá-las e mergulhá-las no antioxidante, sem semente, por 1 minuto. Depois disso, a fruta é drenada e embalada para repousar na câmara fria. 

Segundo Cantillano, o processo pode agregar mais valor em cima do produto, além de evitar desperdícios com o acúmulo em estoque, já que a solução antioxidante mantém as características naturais da maçã. "A pessoa compra aquilo que lhe causa atração visual. Se o produto está deteriorado, velho ou escurecido, não apresentando as condições de um produto fresco, o consumidor não compra", comenta. 

Esta técnica é resultado de um projeto de pesquisa intitulado  Inovação Tecnológica para elaboração de Produtos que Agreguem Valor na Cadeia da Maçã, que faz parte da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), que tem como objetivo apresentar para o produtor soluções e alternativas para melhorar a produção, processamento e venda da fruta. O próximo passo dos pesquisadores é aprimorar e testar novas técnicas para retardar o escurecimento do pêssego e da banana, frutas que também são comumente comercializadas em fatias. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.