CI

Sorgo ganha espaço em Mato Grosso e produção aumenta 48%

A estimativa é de que os produtores mato-grossenses tenham colhido 137 mil toneladas do cereal


Foto: Marcel Oliveira

Mato Grosso deve encerrar a safra 2019/2020 com aumento de 48% na produção do sorgo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de que os produtores mato-grossenses tenham colhido 137 mil toneladas do cereal. Até o último acompanhamento feito pela autarquia, a colheita havia sido finalizada em 96% da área.

Segundo a Conab, os resultados se devem aos “preços elevados atribuídos ao milho, bem como seu patamar avançado de comercialização”. Isso porque, segundo a autarquia federal, o sorgo é um produto substituto ao milho e também é utilizado na formulação de ração animal. No total, a companhia estima um aumento de 42% na área plantada, que saltou de 32 mil hectares, na safra passada, para 46,4 mil, na atual. Também houve aumento na produtividade, segundo a Conab, que passou de 2.856 quilos por hectare para 2.958 kg/ha.

No Brasil, a previsão é que sejam colhidas 2,5 milhões de toneladas de sorgo. Mato Grosso é quarto estado que mais produz o cereal, abaixo de Goiás (1,2 milhão de toneladas), Minas Gerais (832 mil toneladas) e Bahia (146 mil toneladas).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.