Sorriso (MT) registra poucos focos de ferrugem
CI
Agronegócio

Sorriso (MT) registra poucos focos de ferrugem

Alguns focos detectados em lavouras do município nos últimos 20 dias já foram controlados
Por:

As lavouras de soja concentradas no município de Sorriso (MT) registram poucos focos de ferrugem asiática até o momento. A doença, que já foi detectada e registrada pelo sistema de alerta da Embrapa em algumas localidades mato-grossenses, como Primavera do Leste e também regiões de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, dentre outras, ainda não se alastrou em Sorriso (460 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá).

De acordo com o engenheiro agrônomo, Alfeo Augusto Trecenti, isso se deve a inúmeros fatores como, por exemplo, a adoção do vazio sanitário em Mato Grosso, na entressafra de 2006, que já apresenta redução da fonte de inoculo da ferrugem para a safra 06/07. Além disso, as condições climáticas e a atenção do produtor com relação ao manejo da doença contribuíram para este controle.

Alguns focos detectados em lavouras do município nos últimos 20 dias já foram controlados, como o caso de um talhão da estação de pesquisa da Fundação Mato Grosso, que foi imediatamente extinto. Entretanto, como a região apresentou um considerável aumento de chuvas nos últimos dias, o cuidado deve ser redobrado.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink