CI

SP: safra de café foi menor que o esperado

Pouca chuva e umidade no solo escassa, aliados a geadas trouxeram perdas


Foto: Pixabay

A safra paulista de café em 2021 está finalizada, confirmando a expectativa prévia de redução no volume obtido em comparação ao exercício passado. Os efeitos da bienalidade negativa já eram esperados, perfazendo menor rendimento nas lavouras.

No entanto, a diminuição foi acima do esperado também pelas intempéries climáticas registradas ao longo do ciclo, com presença marcante de períodos de baixa incidência de chuvas, pouca disponibilidade hídrica nos solos, aumento das temperaturas provocando maiores taxas de evapotranspiração e até ocorrência de geadas em situações pontuais.

Assim, a produção foi de 4.007,2 mil sacas de café arábica beneficiado, representando decréscimo de 35,2% em relação ao total colhido na temporada 2020. As maiores variações no rendimento foram visualizadas mais ao norte do estado, onde a escassez hídrica foi mais acentuada.

Já na região de São João da Boa Vista, mais ao sul do estado, as condições climáticas, até pelo aspecto de relevo do local, foram mais amenas, mesmo que os níveis de precipitação também tenham sido abaixo do ideal.

Vale ressaltar também a diminuição na área em produção para esse ciclo (198,2 mil hectares destinados a tal fim), o que corroborou ainda mais para a previsão de decréscimo no resultado final. Com os efeitos fisiológicos da bienalidade negativa, muitos produtores optam por manejos culturais mais intensos, como as podas, o que reduz a área produtiva.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.