CI

SP agora tem Laboratório de Medição de Umidade de grãos

“A medição correta da umidade dos grãos é um parâmetro essencial"


Foto: Divulgação

O novo Laboratório de Medição de Umidade de Grãos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) tem como objetivo principal proteger a população de São Paulo garantindo a segurança alimentar, preservar a qualidade da produção de grãos no estado e promover um comércio mais justo e saudável.  

O laboratório será responsável por avaliar a quantidade de água presente em grãos como soja, milho, café, trigo e feijão, que é um parâmetro fundamental para a determinação do peso e preço dos produtos no mercado, e assegurar que estejam em conformidade com as normas de regulamentação metrológica em vigor.

“A medição correta da umidade dos grãos é um parâmetro essencial para garantir a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Uma medição inadequada pode levar à presença de fungos e bactérias, comprometendo a segurança alimentar e a saúde da população”, garantiu o vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Claudio Torelli.

A manutenção dos padrões de alta qualidade dos grãos é essencial para a economia do país, tendo em vista que o setor agropecuário representa cerca de um quarto do PIB nacional. A circulação de produtos que não atendam às normas de qualidade pode trazer prejuízos financeiros significativos para os produtores rurais e comprometer a qualidade dos produtos exportados, afetando a reputação do Brasil no mercado internacional.  

Nesse sentido, a criação do laboratório de medição de umidade de grãos é de extrema importância para garantir a qualidade dos alimentos consumidos pela população e para aprimorar a produção agropecuária do país. A inauguração contou com a presença do secretário da Justiça, Fábio Prieto, que destacou a importância do Laboratório. “O trabalho a ser realizado aqui será essencial para o estado de São Paulo e o país no setor do agronegócio devido a necessidade da medição correta”, afirma o secretário da Justiça.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.