CI

Startup cria "caviar" amazônico

A startup também é pioneira na produção de chips de peixe e snacks proteicos de pirarucu, voltados ao mercado fitness


Foto: Getty Images

Com o objetivo de valorizar a cultura local, foram desenvolvidos a partir de ovas de peixes regionais, entre eles o tambaqui, o “caviar” amazônico. A inovação se prepara para iniciar a produção comercial e avançar no mercado externo.  

O biólogo César Oishi, CEO da startup Amanayra, foi a responsável pela criação do "caviar" amazônico. Além de aumentar a renda dos produtores, o “caviar” irá transformar em produto nobre os resíduos orgânicos descartados no ambiente, já que cerca de 70 toneladas mensais de resíduos de tambaqui são geradas por frigoríficos e supermercados de Manaus.   

Segundo Oishi, o tambaqui foi o peixe escolhido, devido ao seu maior potencial e rastreabilidade da matéria-prima.  O “caviar de tambaqui é o único produto feito de ovas de peixe nacional. Os demais do mercado têm origem em espécies de fora. O plano inicial da startup é produzir 100 quilos mensais a partir de janeiro, após obter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), necessário para a comercialização. 

A startup também é pioneira na produção de chips de peixe e snacks proteicos de pirarucu, voltados ao mercado fitness. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.