Sumários de Touros 2022 traz 15 novas características
CI
Imagem: Sheila Flores
PECUÁRIA

Sumários de Touros 2022 traz 15 novas características

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de divulgar 15 novas características que foram incorporadas ao PMGG
Por:

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando acaba de divulgar 15 novas características que foram incorporadas ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). O lançamento dos Sumários de Touros e de Fêmeas ocorreu nesta quinta-feira, 16 de junho, durante a Megaleite 2022, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG.

Agora, o Sumário de Touros passa a contar com 19 PTAs genéticas e genômicas. “Será um divisor de águas para o PMGG, que antes contava com quatro PTAs e agora ganha mais 15.  Podemos afirmar que, com todas essas ferramentas, teremos um novo Girolando a partir de 2022, muito mais eficiente para o nosso criador. E estamos preparados para lançar diversas outras características de saúde, reprodução, qualidade do leite e morfológicas nos próximos anos”, diz o presidente da Girolando.

Segundo o presidente, essa inovação permitirá acelerar o melhoramento genético dos rebanhos, o que representará, em breve, mais leite de qualidade chegando à mesa dos consumidores.

As características que constam no Sumário de Touros 2022 são: para produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP), idade ao primeiro parto (PTA IPP), tolerância ao estresse térmico (TE), peso do bezerro ao nascimento (PTA PN), período gestacional da vaca (PTA PG), Índice de Produção e Persistência na Lactação do Girolando (IPPLG), Índice de Eficiência Tropical do Girolando (IETG), Índice de Facilidade de Parto do Girolando (IFPG), Índice de reprodução do Girolando (IRG), Composto do Sistema Locomotor do Girolando (CSLG), Composto Sistema Mamário do Girolando (CSMG).

Já o Sumário de Fêmeas traz a relação das vacas TOP 1000 da raça Girolando para produção de leite, com os respectivos PTAs para produção de leite em até 305 dias (PTAL), intervalo de partos (PTA IP), PTA genômica para idade ao primeiro parto (GPTA IPP) e acurácia (Ac.), conforme cada composição racial.  

O Teste de Progênie da raça Girolando foi iniciado em 1997. Desde então, houve uma grande evolução da raça. Considerando a produção de leite em até 305 dias, em 2000, a produção média alcançava 3.695 kg e, já em 2021, essa média aumentou para 6.032 kg, representando um aumento de 60% no período de 20 anos.

 Os Sumários podem ser acessados no site www.girolando.com.br


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.