CI

Suspeita de desvio de remédios

Suspeita de desvio de remédios


RIO - Uma grande quantidade do medicamento distribuído pelo governo do estado para pessoas com sintomas da gripe suína pode ter sido desviada em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Nesta quarta-feira, o secretário de Saúde do município, Roberto Barroso Pillar, afastou um médico do Hospital Central de Emergência, que teria assinado receitas para a retirada do Oseltamir, genérico do Tamiflu, da Roche. O remédio, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz, pode ser retirado, com a receita, em quartéis do Corpo de Bombeiros.

O nome do médico, que prestou depoimento, não foi divulgado nem pela secretaria, nem pelo delegado Daniel Bandeira. Segundo o policial, as investigações serão intensificadas, para se saber a quantidade que teria sido desviada e o destino dos produtos.

- A hipótese de haver um comércio paralelo desse medicamento, muito caro, é forte - disse o delegado.

Na delegacia, o médico não falou com a imprensa. Uma equipe da Intertv de Cabo Frio, afiliada da Rede Globo, localizou, no entanto, pessoas que tiveram seus nomes indevidamente colocados em receitas para a retirada do medicamento. Encontraram casos de pacientes que procuraram o hospital, por exemplo, por estarem com prisão de ventre, conjuntivite e dores musculares.

O comando do Corpo de Bombeiros em Cabo Frio já enviou ao delegado todas as guias de liberação do medicamento. Agora, a polícia vai cruzar as informações.

Rio tem divergência no número de mortes por gripe A
 
O Rio de Janeiro é o quarto estado do Brasil em número de mortes por gripe A. São 55 casos, segundo o Ministério da Saúde, apesar de a Secretaria estadual de Saúde afirmar que são 50. Nesta quarta-feira, mais uma morte foi confirmada no Rio. A vítima foi uma mulher de 42 anos, moradora da capital. Ela sofria de problemas cardíacos.

O estado campeão de mortes é São Paulo, com 223 registros. Em seguida vêm Paraná (151) e Rio Grande do Sul (98).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.