CI

Tecnologias da informação aplicadas à agricultura estão na Tecnoshow Comigo

Tecnologias da informação aplicadas à agricultura serão demonstradas pela Embrapa na 17ª Tecnoshow Comigo


Tecnologias da informação aplicadas à agricultura serão demonstradas pela Embrapa Informática Agropecuária na 17ª Tecnoshow Comigo, que ocorre de 9 a 13 de abril, em Rio Verde (GO). Durante a feira, a pesquisadora da Unidade Junia Rodrigues de Alencar também vai ministrar a palestra “Agricultura digital: sites da Embrapa com acesso gratuito à informação técnico-científica para a agricultura”.

Os visitantes da Tecnoshow vão conhecer tecnologias e serviços desenvolvidos pela Embrapa com o objetivo de informatizar as atividades no campo. Entre eles estão os aplicativos Agritempo e Roda da Reprodução, além dos sistemas Infoteca-e, SATVeg, Sisla e da Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec). Todos são de acesso gratuito e estão à disposição do produtor rural na internet.

O aplicativo Agritempo móvel permite consultar informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Além de informar a situação climática atual, a base de dados do sistema apoia o desenvolvimento das recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), uma política mantida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre as funcionalidades estão mapas de monitoramento, índice de seca e de chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas e previsão do tempo. Os dados são fornecidos por região ou estado e em tempo real. Outra característica são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet.

Já a Roda da Reprodução é uma ferramenta digital que facilita a gestão do rebanho leiteiro, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária. O aplicativo foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto.

Oferece funcionalidades como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem, por exemplo. Outros benefícios são a possibilidade de realizar buscas entre os bovinos cadastrados, incluindo filtros de pesquisa de acordo com o status individual, e de compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea com empregados ou outros produtores.

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa. O conteúdo inclui cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão, produzidos especialmente para beneficiar produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola.

O Sistema de Análise Temporal de Vegetação (SATVeg), com dados de imagens de satélites, permite acompanhar o comportamento da vegetação ao longo do tempo na superfície terrestre. E o Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla) busca torna mais ágeis e seguros os processos e os pedidos de licenciamento ambiental. Além disso, o conhecimento técnico-científico gerado pela Embrapa e outras instituições públicas e privadas, incluindo artigos, livros, arquivos audiovisuais e planilhas eletrônicas, está disponível na Agência Embrapa de Informação Tecnológica (Ageitec).

Acesse e instale
    •  Aplicativos Embrapa para Android e iOS
    •  Agritempo no Google Play
    •  Roda da Reprodução no Google Play

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.