CI

Temperatura elevadas e a traça do tomateiro, o que fazer?

A estimativa brasileira é 3.528.984 toneladas de tomate sejam colhidas este ano


Foto: Divulgação

A Tuta absoluta ou traça do tomateiro, se não tratada corretamente pode causar perdas de até 100% nas lavouras, principalmente nos meses mais secos do ano, nas principais regiões produtoras de tomate do país. A prevenção e o manejo eficiente são fundamentais para combater a doença. 

Por causa da chuva, de acordo com a professora Regiane Cristina de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Proteção Vegetal, ela quase desaparece. " As gotas de água que derrubam os ovos, larvas e pupas, reduzindo o potencial de multiplicação do inseto”, explica.  

A temperatura elevada também proporciona condições favoráveis para acelerar o ciclo de vida e aumentar a intensidade de ataque, completa o doutorando em proteção vegetal, Alessandro Bandeira Dalbianco. Os ataques causam preocupação no campo, principalmente frente à dificuldade de manejo da Tuta absoluta, já que cada fêmea adulta chega a colocar até 100 ovos ao longo da vida.

 Para evitar estes cenários, os especialistas garantem que a prevenção ainda é sinônimo de equilíbrio.  A Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que 3.528.984 toneladas de tomate sejam colhidas este ano no Brasil. 

Fique ligado! Nesta nova seção, traremos notícias e conteúdos sobre a cultura do tomate, publicadas periodicamente no nosso portal.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.