CI

Tocantins debate avicultura brasileira no Fonesa

O Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária Acontece nestas quinta e sexta-feiras, dias 27 e 28


Sistema de produção, distribuição geográfica, exportações e importância sócio-econômica da avicultura brasileira serão alguns dos assuntos abordados na reunião do Fonesa - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária nestas quinta e sexta-feiras, dias 27 e 28. O encontro, que contará com a participação de presidentes dos órgãos de defesa de vários estados, ocorrerá em Recife- PE.

Do Tocantins, participarão o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Humberto Camêlo, e a coordenadora de Defesa Animal, Marilene Nesso. Na ocasião, eles falarão sobre o Programa Estadual de Sanidade Avícola e o sistema de produção de aves no Estado, que está se fortalecendo a cada dia.

De acordo com o presidente da Adapec, a oportunidade é importante para que ocorra troca de experiências de sucesso entre os estados. “Às vezes um problema que ainda não resolvemos por aqui já foi solucionado em outro estado, e vice-versa. Essa troca de informações é fundamental”, explica Camêlo, completando que as reuniões do Fonesa têm propiciado uma padronização do sistema de defesa e sanidade animal e vegetal de todo o País.

Prova disso, é que este ano, vários estados, inclusive o Tocantins, auxiliaram o sistema de Defesa do Amazonas a imunizar contra febre aftosa todo o gado da região da calha do Rio Amazonas. A operação especial visou garantir a erradicação da doença naquela área de difícil acesso. “Os estados estão unindo forças para fortalecer os sistemas e tornar todo o Brasil livre de febre aftosa com vacinação até 2010”, exemplificou Camêlo.

Fonesa
Criado por entidades de defesa agropecuária dos estados de Minas Gerais, Tocantins, São Paulo e da Bahia, o Fonesa conta hoje com a participação de membros de todos os estados da Federação.

Tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos de defesa agropecuária, objetivando o desenvolvimento harmômico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Este ano, já ocorreram reuniões do Fonesa nas cidades de Aracaju (SE) e Manaus (AM).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.