CI

Tocantins realiza dia de campo sobre produção de sementes sadias em várzeas

O evento acontece na próxima sexta-feira, 4 de setembro, nas fazendas Dona Carolina e Arco Íris, município de Lagoa da Confusão


A Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas – (Ruraltins, Adapec e Itertins), a Embrapa Arroz e Feijão e produtores rurais realizam o Dia de Campo sobre a “Produção de Sementes Sadias em Várzeas Tropicais”. O evento acontece na próxima sexta-feira, 4 de setembro, nas fazendas Dona Carolina e Arco Íris, município de Lagoa da Confusão.

Na ocasião, os técnicos e pesquisadores irão mostrar a produção de sementes sadias nas várzeas tropicais, constatada pela sua qualidade sanitária e fisiológica, e ainda apresentar aos participantes a oportunidade da produção de sementes, com base na produção sustentável, ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, com alto valor agregado.

Na concentração será apresentado o projeto de indicação geográfica para produção de sementes em várzeas, histórico sobre produção de sementes e sistema de produção. No final da manhã acontecerá visita prática às áreas de produção de feijão.

Produção em Várzea

As várzeas se caracterizam por serem solos planos e ricos em matéria orgânica, facilmente irrigáveis, e inundados temporariamente ou não (margens de córregos, rios, vales úmidos). A disponibilidade de água e a facilidade de irrigação das várzeas tropicais, com um período seco definido, permitem sua exploração intensiva, com dois e até três cultivos anuais. Essas vantagens abrem perspectivas consideráveis para aumento da produção e produtividade, com baixo risco e em bases sustentáveis.

Em decorrência da maior estabilidade do ecossistema várzea, é possível o uso de alta tecnologia, sem maiores riscos para os produtores.

Seminário

O incentivo à produção de grãos no Tocantins é constante. Nos dias 27 e 28 de agosto acontece o seminário da cadeia produtiva do arroz. O evento acontece na câmara municipal de Lagoa da Confusão. O evento será realizado pelo Sindiato – Sindicato do Beneficiadores de Arroz do Estado do Tocantins, em parceria com a Seagro, entre outras entidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.