CI

Tomate transgênico será vendido nos EUA

Tudo pode ocorrer até o início da primavera


Foto: Pixabay

Um tomate roxo geneticamente modificado para conter altos níveis de antioxidantes saudáveis pode chegar ao mercado americano na próxima primavera. A cultura foi desenvolvida por cientistas do John Innes Center, no Reino Unido, após a inserção de dois genes da planta snapdragon. Sua inclusão na dieta de ratos propensos ao câncer estendeu a expectativa de vida em 30%, e o aumento na capacidade antioxidante da fruta desacelerou o processo de amadurecimento excessivo. 

Tomates roxos geneticamente modificados (GM ou OGM) com altos níveis de antioxidantes benéficos à saúde, desenvolvidos por cientistas de Norwich, podem se tornar comercialmente disponíveis nos Estados Unidos a partir da próxima primavera. A professora Cathie Martin e sua equipe do John Innes Center foram pesquisando tomates desde 2008 como parte de um projeto de longo prazo para melhorar a saúde humana e a dieta alimentar. 

Ele disse aos membros do Stalham Farmers Club que várias variedades de tomate roxo GM estavam nos estágios finais de revisões regulatórias extensas e abrangentes nos Estados Unidos. Se aprovadas, as sementes das variedades de tomate roxo podem estar disponíveis para jardineiros e produtores no mercado dos EUA já no início da primavera, disse ele. 

O professor Martin, que recentemente ganhou o International Rank Award for Nutrition, disse que os tomates roxos desenvolvidos no John Innes Center foram obtidos usando tecnologia genética para conter níveis muito mais elevados de antocianinas (nutrientes antioxidantes) que podem ter benefícios significativos na dieta humana. Embora as regulamentações atuais para as safras GM evitem que sejam cultivadas comercialmente na Grã-Bretanha, ele explicou que poderia haver uma oportunidade de cultivar essas variedades aqui quando as revisões regulamentares forem concluídas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.