Tóquio detecta césio radiativo em vegetais

Agronegócio

Tóquio detecta césio radiativo em vegetais

Esta foi a primeira vez que se detectou a contaminação em vegetais plantados na capital
Por:
1445 acessos
Folhapress - As autoridades japonesas detectaram nesta quinta-feira (24) a presença de césio radioativo em um nível 1,8 vez mais alto do que o padrão em vegetais disponibilizados em Tóquio, segundo a agência de notícias Kyodo.

A contaminação por radiação já havia sido detectada em vários tipos de vegetais provenientes da área próxima à usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo terremoto e tsunami de 11 de março. Mas esta foi a primeira vez que se detectou a contaminação em vegetais plantados na capital, 240 quilômetros ao sul da usina.


Autoridades do setor de transportes marítimos disseram que alguns navios mercantes podem estar evitando o porto de Tóquio devido ao receio de radiação, e o Japão pode enfrentar problemas graves na cadeia de oferta de produtos na medida em que navios forem desviados.


Qualquer revés logístico pode implicar em grandes atrasos e congestionamentos no transporte marítimo nos terminais japoneses, incluindo o de Tóquio, dificultando os esforços de recuperação do país.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink