CI

Toyota oferece programações culturais e socioambientais em Porto Alegre

Projeto tem entrada franca e acontece no Parque da Juventude, em Guaíba (RS), dia 22 de agosto


A Toyota do Brasil e a Fundação Toyota do Brasil promovem em Guaíba (RS), local onde está desde 2005 o seu Centro de Distribuição, o projeto Toyota Trilhas da Natureza. No dia 22 de agosto (sábado), a partir das 10h, a cidade receberá no Parque da Juventude diversas atrações com o objetivo de conscientizar a população sobre as questões socioambientais, além de oferecer cultura e lazer. Durante a programação haverá shows do cantor Lulu Santos e das bandas Superguidis, Rômulo Jaws, Binho Ribeiro, de teatros infantis, além de uma apresentação inédita da Orquestra Fundarte em parceria com a Orquestra Jovem do Brasil.

Pessoas de todas as faixas etárias podem participar das atividades desenvolvidas, que são ministradas pela SOS Mata Atlântica, e que são gratuitas. Oficinas, peças de teatro infantil e exposições são algumas das atrações, todas com enfoque em assuntos socioambientais como, por exemplo, preservação, manutenção e reflorestamento. A Mata Atlântica, bioma ao qual o Estado está inserido, ganha destaque na programação. Dentre as propostas estão Oficinas de Plantio, que visam ensinar técnicas de plantio com terra orgânica; Painéis Explicativos do clima, da Mata Atlântica e da água, que abrange a quantidade de água no planeta e o ciclo das águas; Jogo da Cidadania, onde os participantes poderão brincar num grande tabuleiro que aborda temas sobre ações benéficas e prejudiciais ao meio ambiente; Jogo da Memória, o qual visa sensibilizar e disponibilizar um amplo repertório sobre a fauna e a flora nativas e o equilíbrio na relação entre as espécies que vivem na Mata Atlântica; entre outras.

Na programação cultural, o cantor e compositor Lulu Santos é a atração principal. Estão no repertório do show músicas de seu mais novo CD “LongPlay”, além dos principais sucessos de sua carreira, entre elas: “Um Certo Alguém”, “Assim Caminha a Humanidade”, “Como uma Onda”, “Tempos Modernos”,“Propriedade Particular” e “Tudo Azul”. No palco, o artista se envolve numa moderna estrutura de imagem e luz – tendo vídeos, em alguns momentos interativos, animados e vídeo clipes – como grande diferencial num show alegre e dançante. Outro grande destaque é a apresentação inédita da Orquestra Fundarte em parceria com a Orquestra Jovem do Brasil, com a regência do maestro Paulo Sefrin. O programa contará com obras variadas de nomes como Mozart, Antônio Vivaldi e Tchaikovsky.

As bandas gaúchas Superguidis, Rômulo Jaws e Binho Ribeiro completam o casting do dia. A Superguidis afirmou-se como uma das principais bandas do rock brasileiro com seu segundo disco, ‘A Amarga Sinfonia do Superstar’, lançado em meados de 2007. Outra atração é Rômulo Jaws, grupo que começou as gravações de seu primeiro disco, Rômulo Jaws - “Onde quer que ande”, com onze músicas, todas inéditas do artista, em novembro de 2008. Binho Ribeiro, músico natural da cidade Guaíba, completa a agenda da noite. No formato voz e violão, Binho tem influência de nomes como Serginho Moah, Armandinho, Jorge Benjor, Seu Jorge, Ana Carolina, Tim Maia, etc.

O Toyota Trilhas da Natureza contará com neutralização de emissão de CO², também realizada pela SOS Mata Atlântica. Com o objetivo de despertar a consciência socioambiental na população e garantir a sustentabilidade, o projeto já aconteceu, em 2009, na cidade Indaiatuba, São Paulo, onde a Toyota tem umas de suas fábricas no Brasil. A estimativa é que cerca de 15 mil pessoas participem do projeto em Guaíba, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaíba, Fundação Toyota do Brasil, SOS Mata Atlântica e Lei de Incentivo à Cultura - Rouanet. Durante o evento, também serão sorteados diversos brindes por meio do preenchimento de um formulário que será entregue a todas as crianças que participarem das oficinas socioambientais. Confira os detalhes da programação:

O QUE TEM NO TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA

Oficina de Plantio – O principal objetivo é ensinar aos participantes como plantar mudas de pequeno porte, adequado para espaço urbano, usando técnicas para um plantio de mudas frutíferas e hortaliças garantido, com o uso de terra adubada organicamente (folha seca, casca de ovo, cinzas, pó de serra). Com duração de 40 minutos, serão atendidas cerca de 60 crianças a cada oficina.

Faça uma árvore feliz - Essa atividade de complementação ao plantio terá duas árvores cenográficas, uma com a expressão feliz e outra com a expressão triste. Ao retirar uma frase ou uma palavra de dentro de um saquinho de sorteio, as pessoas terão que dizer o que faz a árvore feliz ou infeliz. No final, o monitor confere a resposta certa.

Jogo da Cidadania – Com duração de 20 minutos, o jogo composto por tabuleiro bem grande, abrange temas sobre ações benéficas e prejudiciais ao meio ambiente.

Túnel dos sentidos – Essa atividade foi elaborada para proporcionar o resgate do ambiente da Mata Atlântica, por meio dos sentidos. Os participantes serão convidados a passar pelo túnel da floresta onde o clima, os relevos, as texturas, os odores e os sons reproduzirão o ambiente. Cada participante terá os olhos vendados e será guiado por um voluntário previamente capacitado. Na saída do túnel eles serão recepcionados em um espaço com painéis de fotos demonstrativas de áreas degradadas e recuperadas e serão convidados a registrarem suas impressões na forma de escrita e ou pintura.

Jogo da Memória – O jogo de memorização visa sensibilizar e disponibilizar um amplo repertório sobre a fauna e a flora nativas e o equilíbrio na relação entre as espécies que vivem na Mata Atlântica. A proposta é abordar a importância dessas espécies dispersoras e polinizadoras para a reprodução na flora.

Jogo Coleta Seletiva – Com o intuito de educar o público com relação à importância da coleta seletiva e reutilização de materiais, esse jogo é composto de cinco esteiras numeradas de um a cinco, e cada número têm uma plaquinha nas cores das coletoras: azul, vermelho, verde, amarelo e marrom. Através de um jogo de dados, o participante avança nos espaços numerados e deve pegar o lixo, que está espalhado no chão, correspondente à cor da plaquinha, e colocá-lo na coletora correta.

Jogo da Água – Com duração de 30 minutos, o jogo de tabuleiro de lona busca mostrar aos participantes que sem água não existe vida.

Uso racional da Água - Boas práticas começam em casa - Apresentação de uma história onde um casal morador utiliza diferentes maneiras da água. A casinha possui em cada ambiente, um dispositivo que facilita a visualização de consumo da água através de cores diferentes injetadas nas pias, chuveiro e vaso sanitário.

Painel do Clima - Essa dinâmica abordará o ciclo da água, o desmatamento e a relação com o aquecimento global, por meio de um painel cenográfico que apresenta um cenário natural e a relação de equilíbrio existente entre as espécies. O processo de desequilíbrio promovido a partir da intervenção da cadeia produtiva, também é retratado.

Painel da Mata Atlântica – Através de quatro painéis interativos, o projeto apresenta mapas mostrando a Mata Atlântica em 1500 e a atual, no Brasil e também no estado do Rio Grande do Sul. Com isso, serão trabalhados temas como: índice de preservação; a questão econômica e a destruição da Mata Atlântica e a necessidade de preservar o que ainda resta do bioma.

Painel Quantidade de água no planeta – Para educar quanto à responsabilidade humana no consumo da água, serão expostas vasilhas com diferentes quantidades e tipos de água (Salgada, Doce, Potável). O participante poderá comparar o total de água disponível no planeta com o que resta de água potável, pronta para o consumo.

Painel das Águas - O Ciclo da Água será contado por um monitor capacitado e visualizado através de painéis. Depois, os participantes terão que fixar setas, formando a seqüência correta do Ciclo da água.

Kit de Monitoramento das Águas – A proposta é apresentar ao público presente, indicadores de percepção da qualidade de água.

Maquete processo de assoreamento dos rios – Explicação através de uma maquete interativa como ocorre o processo de assoreamento dos rios através da degradação de florestas.

Teatro de Fantoches Amigos da Mata – Teatro de fantoches com espécies da Mata Atlântica como o Pau Brasil, Papagaio, Mico leão, Jaboti, entre outros. A estória começa com o Pau Brasil, um dos únicos sobreviventes de sua espécie, em um pequeno trecho da Mata Atlântica, que conseguiu resistir até os dias atuais. Ele fala sobre a devastação da Mata Atlântica e da extinção de muitos “amigos” como o jacarandá, o cedro e a peroba e animais. Com o desaparecimento de um papagaio, os habitantes da floresta, formam um grupo de busca. Neste percurso, descobrem áreas desmatadas para pastagem e plantio, rodovias cortando a mata, rios poluídos e a cidade, onde encontram o papagaio em uma varanda de apartamento, acorrentado em um poleiro. A estória se desenrola com a ajuda de uma criança e do prefeito da cidade para a questão de preservação da Mata Atlântica.

Teatro A Última Gota – Um espetáculo que tem como tema principal a água. Poluição, tratamento, consumo e desperdício são apresentados em situações divertidas. O espetáculo atinge todas as faixas etárias, da educação infantil ao ensino médio, além da comunidade de modo geral. O figurino da apresentação impressiona pela variedade, quantidade e agilidade com que os atores os utilizam. São mais de 45 figurinos que compõem os personagens da peça. A trilha sonora está de acordo com o tema e impõe ritmo ao espetáculo. O tempo de duração é de aproximadamente 40 minutos. 

 PROGRAMAÇÃO
 
Data: 22 de agosto de 2009 (Sábado)
Horário: das 10h às 20h30min
ENTRADA FRANCA
Local: Parque da Juventude de Guaíba
Endereço: Av. João Pessoa, s/n
Cidade: Guaíba
Estado: RS

 AGENDA TOYOTA TRILHAS DA NATUREZA 

HORÁRIO

ATIVIDADES

10h às 11h

Oficinas socioambientais

10h30 às 11h

Teatro de fantoches Amigos da Mata

11h às 12h

Orquestra Fundarte

12h

Sorteio de prêmios

12h às 18h

Oficinas socioambientais

13h30 às 14h10

Teatro A última gota

14h10 às 14h50

Apresentação Banda Superguidis

14h50 às 15h20

Teatro de fantoches Amigos da Mata

15h20 às 16h

Apresentação Rômulo Jaws

16h às 16h40

Teatro A última gota

17h às 17h40

Apresentação Binho Ribeiro

17h40 às 18h

Sorteio de prêmios

19h00

Show de Lulu Santos


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 










As informações são da assessoria de imprensa da Toyota do Brasil Ltda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.