CI

Transgênicos atraem insetos com feromônio sexual

Objetivo é levar pragas para extremidades da lavoura, com menos uso de pesticida


Um projeto europeu, intitulado Susphire, está trabalhando em uma pesquisa que busca criar plantas transgênicas que produzam feromônios a fim de atrair os insetos sexualmente para serem eliminados em seguida. Antes um estudo espanhol já havia comprovado a possibilidade de transformar geneticamente um vegetal para produzir a substância.

Os feromônios são secreções expelidas por seres da mesma espécie que promovem a atração sexual. Vicente Navarro, pesquisador da Universidade Politécnica de Valência e membro do projeto Susphire, disse que esse tipo de substâncias já é usado para proteger as culturas, mas é feito em laboratório a um custo muito alto. "Algumas dessas estruturas químicas são muito complexas e há momentos em que tentamos trabalhar com feromônios que são muito caros para fabricar. Estou falando de mais de 20.000 ou 30.000 euros", explica.

Quando emitidos em grandes quantidades, os feromônios podem confundir os insetos machos e os impedir de encontrar as fêmeas para se reproduzirem. "Imagine uma planta que é capaz de atrair insetos com a especificidade e eficácia de um feromônio. E uma vez que os insetos cheguem à planta, nós podemos matá-los. É uma arma muito poderosa", comenta Navarro.

Navarro explica que a ideia é atrair as pragas para as extremidades da lavoura para que o defensivo seja aplicado de forma mais objetiva e econômica. Mesmo com a legislação rigorosa sobre agrotóxicos na Europa, ele garante que essa técnica é uma forma ecológica de se combater insetos além de não ter toxidade alguma, garantindo assim a segurança alimentar.

"Então, dentro da minha plantação de maçã ou milho eu não estou introduzindo pesticidas, mas eu atraio os insetos lá fora para que os pesticidas não acabem como desperdício de frutas", finaliza.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.