CI

Tratamento com LED melhora componentes da alface 

Nitrato é afetado


Foto: Eliza Maliszewski

Os sistemas hidropônicos são favorecidos por sua capacidade de melhorar a eficiência do uso de água e nutrientes e a produtividade das safras, e têm o benefício adicional de permitir que os produtores usem menos fertilizantes químicos. Pesquisadores da China e do Reino Unido estudaram os efeitos das combinações de luz LED na alface cultivada em sistemas hidropônicos para determinar se os tratamentos poderiam reduzir o acúmulo de nitrato e descobrir que efeito os tratamentos podem ter nos níveis fitoquímicos. 

"Os vegetais, especialmente vegetais folhosos, cultivados em hidroponia podem acumular altos níveis de nitrato e outras substâncias nocivas", explicaram Qi-Chang Yang e Chungui Lu, autores correspondentes do estudo publicado no  Journal of the American Society for Horticultural Science . “Pesquisas anteriores sobre os efeitos da luz contínua na fotossíntese e no crescimento das plantas se concentraram principalmente no relógio circadiano e na lesão induzida. Pouco se sabe sobre o efeito da luz LED contínua na resposta do sistema fotossintético e nas mudanças nas concentrações de antioxidantes e fitoquímicos”, completam. 

Os pesquisadores projetaram experimentos com luz contínua (CL) e / ou combinação de luz LED verde (G) e vermelho-azul (RB) para determinar se os tratamentos poderiam diminuir o teor de nitrato e aumentar o teor de nutrientes na alface cultivada hidroponicamente. Os experimentos incluíram luz LED branca e luz LED vermelha e azul combinada (com ou sem luz LED verde) em cinco combinações.  

"Nossos resultados mostraram claramente que a luz contínua dos LEDs RB e RBG afeta dramaticamente o teor de nitrato da alface na fase de pré-colheita", disseram os autores. "O conteúdo de nitrato foi drasticamente reduzido com os tratamentos RB-CL e RBG-CL entre 0 e 24 horas." 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.