CI

Três estados concentram soja sustentável no país

Certificação assegura zero desmatamento e zero conversão na produção de soja


Foto: Divulgação

Três estados concentram a maior região produtora de soja sustentável no Brasil. A região está formada por Mato Grosso, Rondônia e Pará. Esta região possui 89 propriedades com o selo RTRS, com capacidade produtiva estimada em 1,7 milhão de toneladas do grão.

Produtores contam com o selo RTRS ou Round Table on Responsible Soy Association, certificação que garante zero desmatamento e zero conversão na produção de soja, promovendo o crescimento da produção, do comércio e do uso de soja responsável. Além disso a produção tem atingido altos tetos e se consolidando em um mercado cada vez mais exigente do ponto de vista ambiental.

A região também se beneficia pela facilidade no escoamento da produção para a Europa, maior comprador do grão certificado RTRS e seus derivados como farelo e óleo de soja. “Hoje, a exportação rastreada para a Europa é feita principalmente pelos portos do Norte do país como Manaus, Itacoatiara, Santarém e Belém. Ou seja, todo o arco Norte beneficia a logística para países europeus e facilita a originação para as empresas compradoras que buscam por esta certificação”, explica Cid Sanches, consultor externo da RTRS no Brasil.

Um exemplo é a Fazenda Lagoa Dourada, do produtor Raul Santos Costa Neto, em Mato Grosso, que tem 1.500 hectares e produz 6.300 toneladas de soja com o selo RTRS conquistado em 2020. Raul conta que o processo de certificação foi tranquilo e que o engajamento dos colaboradores foi fundamental para que o processo de certificação acontecesse da melhor forma possível. “Sempre tive consciência de que o trabalho desenvolvido dentro da propriedade atende a todos os requisitos para qualquer certificação, por isso quando solicitei a auditoria RTRS enxergava com naturalidade a certificação”. Para o produtor, a certificação é uma forma de comprovar que sua fazenda produz soja de forma sustentável. “Essa é uma tendência crescente no mundo atual, onde a preocupação com o meio ambiente e a qualidade dos alimentos está em discussão nos quatro cantos do mundo. Por isso, o peso do selo RTRS é grande”, finaliza.

O cenário favorável da região para atender à demanda do grão certificado no mercado externo e os resultados alcançados nas fazendas com a adoção do selo RTRS, demonstram que a sustentabilidade com alta produtividade é uma realidade entre estados do Mato Grosso, Rondônia e Pará. Desta forma, a região segue como líder de produção nacional da soja responsável, enquanto as vantagens do selo ultrapassam as fronteiras.

O selo RTRS é oferecido pela Associação Internacional de Soja Responsável, entidade suíça pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Além das questões ambientais na produção de soja também engloba um conjunto de requisitos sociais e trabalhistas.

Segundo dados da plataforma, em 2021, o Brasil conta com 12 propriedades certificadas, somando 1.559,058 milhão  de hectares e produção de 3.250,614 milhões de toneladas. Na América do Sul o país com maior número de propriedades certificadas é a Argentina, que soma 17 propriedades. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.