UE adota posição negociadora para o próximo encontro da OMC
CI
Agronegócio

UE adota posição negociadora para o próximo encontro da OMC

Por:

Os países da União Européia (UE) adotaram uma nova posição negociadora para a rodada da Organização Mundial do Comércio (OMC), que reiniciará seus trabalhos no próximo dia 15 em Genebra.

Os ministros das Relações Exteriores aprovaram a revisão do mandato apresentado pela Comissão Européia, encarregada de negociar na OMC a liberalização comercial internacional, depois da estagnação causada pelo fracasso da reunião ministerial de setembro passado em Cancún (México).

Em conclusões adotadas na véspera sem debate prévio, os chanceleres reiteraram seu "compromisso com o enfoque multilateral da política comercial" como "prioridade nas relações exteriores da UE".

Expressaram sua convicção de que "estas negociações da OMC continuam oferecendo um grande potencial para fomentar o crescimento econômico a longo prazo, estimular o comércio e os investimentos, inclusive nos países em desenvolvimento, promover o desenvolvimento constante e abordar os desafios da globalização e contribuir para a conquista dos objetivos da Cúpula do Milênio", de reduzir a pobreza.

Também se mostraram "decididos a participar construtiva e ativamente" no reinício das negociações no próximo dia 15 e "esperam que todos os membros da OMC atuem com o mesmo espírito, com vontade de refletir seu enfoque e voltar às negociações com a flexibilidade de que se necessita".


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink