CI

UE adota posição negociadora para o próximo encontro da OMC


Os países da União Européia (UE) adotaram uma nova posição negociadora para a rodada da Organização Mundial do Comércio (OMC), que reiniciará seus trabalhos no próximo dia 15 em Genebra.

Os ministros das Relações Exteriores aprovaram a revisão do mandato apresentado pela Comissão Européia, encarregada de negociar na OMC a liberalização comercial internacional, depois da estagnação causada pelo fracasso da reunião ministerial de setembro passado em Cancún (México).

Em conclusões adotadas na véspera sem debate prévio, os chanceleres reiteraram seu "compromisso com o enfoque multilateral da política comercial" como "prioridade nas relações exteriores da UE".

Expressaram sua convicção de que "estas negociações da OMC continuam oferecendo um grande potencial para fomentar o crescimento econômico a longo prazo, estimular o comércio e os investimentos, inclusive nos países em desenvolvimento, promover o desenvolvimento constante e abordar os desafios da globalização e contribuir para a conquista dos objetivos da Cúpula do Milênio", de reduzir a pobreza.

Também se mostraram "decididos a participar construtiva e ativamente" no reinício das negociações no próximo dia 15 e "esperam que todos os membros da OMC atuem com o mesmo espírito, com vontade de refletir seu enfoque e voltar às negociações com a flexibilidade de que se necessita".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.