Umidade favorece plantio do milho em Não-Me-Toque/RS
CI
Agronegócio

Umidade favorece plantio do milho em Não-Me-Toque/RS

A recomendação é que se faça o plantio com temperatura de solo acima de 15 °C
Por: -Janice

As chuvas ocorridas na região nos últimos dias favoreceram o plantio do milho. A baixa umidade do solo registrada durante praticamente todo o mês de agosto ainda não havia permitido que os produtores colocassem as plantadeiras nas lavouras para implantar a cultura. Em Não-Me-Toque, durante todo o mês, choveu apenas 25 milímetros, índice mais baixo dos últimos cinco anos.

No último final-de-semana, choveu 68 milímetros em Não-Me-Toque, volume que irrigou bem o solo e permite, a partir de agora, o plantio do milho. Junto com a temperatura do solo, a umidade é condição essencial para uma boa implantação.

A recomendação é que se faça o plantio com temperatura de solo acima de 15 °C e umidade suficiente para um bom arranque inicial da cultura.

Outra recomendação do Departamento Técnico da Cotrijal é que o produtor faça uma adequada regulagem da plantadeira no galpão antes de iniciar o plantio. No campo, pode-se fazer uma nova aferição, para verificar se as sementes estão sendo depositadas uniformemente no solo. É importante também escolher o disco de distribuição adequado ao tipo de peneira.

No momento do plantio, o produtor deve estar atento ainda à velocidade do trator. A recomendação é que se faça o plantio obedecendo velocidade entre 4 e 5 km/hora, dependendo da condição do solo e do tipo de plantadeira. A velocidade está diretamente relacionada a dois fatores fundamentais para a boa emergência das plantas: a uniformidade de distribuição e da profundidade da semente.

Esses cuidados vão interferir, segundo o Departamento Técnico da Cotrijal, diretamente na população final de plantas. “É importante o produtor fazer esse acompanhamento, de quantas plantas queria ao implantar a cultura e quantas conseguiu no momento da colheita”, orientam os profissionais do Detec.

As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial - Cotrijal.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink