Usina de etanol a partir da batata doce produz duas vezes mais combustível
CI
Tecnologia

Usina de etanol a partir da batata doce produz duas vezes mais combustível

Uma grande vantagem para o pequeno produtor é que é uma planta rústica, de fácil adaptação e também de fácil manejo
Por:

O cultivo da batata doce poderia fazer uma revolução na produção de etanol e melhorar a renda de pequenos produtores. Inaugurada em 2016, uma mini usina desenvolvida pela Universidade Federal do Tocantins, com apoio da Sudam,  produz 3.000 litros de etanol por dia.

A quantidade de etanol extraído por ano chega a ser 2 vezes a quantidade de etanol extraído da cana-de-açúcar. Um dos motivos é que a batata doce pode ser colhida duas a três vezes por ano, enquanto a produção da cana é anual.

Uma grande vantagem para o pequeno produtor é que é uma planta rústica, de fácil adaptação e também de fácil manejo. Além disso, segundo pesquisadores da Embrapa, é de conhecimento da maioria dos pequenos produtores ruais.

A Usina de Etanol à Base de Batata Doce é um tecnologia ecologicamente sustentável, também capaz de produzir açúcar, álcool em gel e ração animal. A usina surgiu a partir do apoio da Redenamor, que reúne os Núcleos de Inovação e Tecnológica da Amazônia Oriental. A rede é coordenada pelo Núcleo de Proteção ao Conhecimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) do Museu Goeldi. Assista ao vídeo e conheça a tecnologia.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink