Uso da enxertia em cultivo de tomateiro
CI
Agronegócio

Uso da enxertia em cultivo de tomateiro

Enxertia como alternativa para melhorar a produção de tomates em épocas de ocorrência da murcha bacteriana
Por:
Enxertia como alternativa para melhorar a produção de tomates em épocas de ocorrência da murcha bacteriana
 
O pograma Prosa Rural desta semana fala sobre o “Uso da enxertia em cultivo de tomateiro”. A enxertia é uma técnica muito usada na horticultura; consiste na junção de partes de duas plantas distintas que se desenvolverão como uma única planta. A parte inferior da planta é chamado de porta-enxerto ou cavalo, de uma espécie tolerante ou resistente à doença de solo, formará o sistema radicular; e a parte superior, que vai formar a copa, é da espécie que vai gerar os frutos.

A enxertia é usada para minimizar o aparecimento de doenças (principalmente doenças de solo), para melhorar a produtividade da cultura e incrementar a qualidade da produção. O cultivo do tomateiro, em condições amazônicas, pode ser viabilizado com sucesso por meio da técnica da enxertia.

O pesquisador convidado, José Lindorico Mendonça, explica que a enxertia em tomateiro na Região Amazônica pode ser uma operação bastante simples quando se utiliza uma presilha de enxertia (um pequeno prendedor de plástico rígido, ainda pouco conhecido nesta região). Já na primeira aula dos treinamentos em que se ensina como utilizar esta presilha, o agricultor aprende facilmente a técnica com cem por cento de acerto.
O produtor, atualmente, dispõe de vários porta-enxertos comerciais no mercado, incluindo aqueles com resistência múltipla a nematóides, bactérias e a doenças fúngicas de solo, como o fusarium.

No programa desta semana você vai conhecer quais são os principais porta-enxertos utilizados com a cultura do tomateiro e ouvir o depoimento de um produtor de Manaus (AM) sobre o assunto.

O programa Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Marcos Esteves
Unidade: Embrapa Hortaliças
Colaboradores:
Embrapa Informação Tecnológica http://www.sct.embrapa.br
 
 


 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink