CI

Uso de esteiras gera melhor rendimento e menor compactação nas lavouras

Esteiras podem ser utilizadas desde o preparo do solo até a colheita



Com a proposta de melhorar o desempenho do trator em relação à capacidade de tração, maior toque – até 35% -, flutuação e causar menor compactação, as esteiras passaram a integrar o mercado e têm conquistado espaço no setor sucroenergético. Instaladas nos tratores ou nos transbordos e caminhões agrícolas, as esteiras possibilitam fazer operações em condições de solo úmido, sem causar a degradação dos solos, que é resultado da compactação excessiva pelo tráfego de máquinas. Podem ser utilizadas em todo o processo, desde o preparo do solo até a colheita. Esses implementos permitem ainda colher em dias chuvosos – início e final de safra.

Segundo Marcelo Santos, da Pivot Máquinas, os sistemas Soucy Track para tratores melhoram significativamente o desempenho da máquina. “É possível ver rapidamente os benefícios deste tipo de sistema, desde maior tração e flutuação, redução da compactação e operação mais confortável para o condutor, etc. Isso significa economia de tempo e combustível, e aumenta em muito a produtividade”.

Ele reforça que a linha de produtos das esteiras de borracha soucy é a mais completa do mercado agrícola. Hoje, são 16 kits diferentes para quase todo tipo de máquinas agrícolas, de tratores de pequeno porte, médio, alta potência, colheitadeiras, pequenas, médias e grandes, para transbordos, carretas agrícolas, etc. sem comprometer a integridades das máquinas.

Marcelo destaca que um dos grandes diferenciais desse sistema é o manuseio, considerado simples e eficiente, não alterando em hora nenhuma a originalidade da máquina. “A manutenção é praticamente zero. As peças internas não desgastam e a única preocupação do produtor é engraxar os roletes e cuidar do óleo lubrificante no cilindro central. A duração das borrachas, que são testadas constantemente na fábrica, pode chegar até 9 mil horas trabalhadas”, afirma.

Benefícios

De acordo com Marcelo, por terem uma grande área de contato com o solo e pouco impacto negativo, os sistemas Soucy Track podem ser um trunfo para qualquer agricultor que pretende fazer o plantio direto; pois ajuda a reduzirconsideravelmente as operações de preparo do solo; eliminando a maior parte do trabalho necessário para a reparação de sulcos; impedindo que o equipamento afunde na lama entre outras vantagens. Nos processos de semear, colher ou pulverizar as lavouras, as esteiras permitem a operação de equipamentos mesmo em ocasiões adversas, como em períodos após a chuva.

Os fabricantes garantem que, faça sol ou chuva, no verão ou inverno, em condições de lama ou de neve, o equipamento tem o mesmo nível de desempenho, pois as mesmas permitem o funcionamento regular em qualquer situação, com vantagens e benefícios consideráveis. Marcelo acrescenta que as esteiras para colheitadeiras têm alinhamento em longitudinais que proporcionam o máximo de segurança e produtividade para os equipamentos. Ao contrário de pneus de baixa pressão, as esteiras de borracha Soucy Track proporcionam estabilidade à barra de corte.

A utilização das esteiras, além de dar maior estabilidade ao equipamento, oferece maior segurança para o operador, pois são articuladas. Não proporcionam compactação ao solo, não patinam e operam em terrenos molhados e irregulares.

Outra vantagem da utilização das esteiras é que podem operar em sistema misto, com pneus normais nas rodas da frente e as esteiras nas rodas traseiras (em caso de colheitadeiras apenas) e, por não afundarem no terreno, melhoram consideravelmente o aproveitamento de potência do equipamento, proporcionando uma melhor tração (até 35% no torque – no caso de trator ) e, consequentemente, gerando economia de combustível (até 23%).

A durabilidade das esteiras é 30% a 40% maior que a de um pneu comum. E quando é necessária a manutenção somente será trocada a banda de borracha e alguns rolamentos e roletes que estiverem danificados. “Temos que considerar que estes conjuntos de esteiras não substituem pneus, são implementos que melhoram o desempenho dos tratores e máquinas. O trator ou colheitadeira que estiver equipado com este conjunto, na hora de ser trocado, retorna aos pneus originais.

O equipamento pode ser vendido e os conjuntos de esteiras serão reutilizados em outros tratores e colheitadeiras que forem adquiridos. São, portanto, um implemento adicional, diferente dos tratores de esteira de metal. Estes ao chegar a hora da troca, serão vendidos com o conjunto de esteira, que fazem parte dos tratores”, reforça.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.