CI

Variedade de milheto gera quase R$ 5 mil de economia/ha

Cultivar recicla nutrientes, o que reduz custo com fertilizante


Foto: Divulgação

A variedade de milheto ADR 300 para a produção de palhada vem surpreendendo pela economia e benefícios gerados na lavoura. Um estudo realizado pela Universidade de Rio Verde (Goiás) calculou o volume de nutrientes devolvidos ao solo em 11 toneladas deixado por hectare pela matéria seca do milheto. Calculando os volumes de potássio, fósforo e nitrogênio em fertilizantes químicos, e uréia nos preços atuais, os valores entregam cerca de R$ 4,8 mil por hectare de economia, elevando a lucratividade do produtor por hectare.

Além disso o milheto também aumenta a produtividade da soja em 3,48 sacas por hectare. Outro estudo da Fundação Mato Grosso mostrou que a palhada entregou cinco sacas a mais da oleaginosa por hectare quando comparada à uma área de pousio.

“Essa redução do custo para o plantio e o impacto no aumento da produtividade da soja se deve à característica da variedade. Devido ao excelente desenvolvimento radicular, traz de volta nutrientes que ficam em bases mais profundas, além de descompactar naturalmente o solo”, afirma o melhorista chefe da Bonamigo ATTO Melhoramento, Dr. Luiz Bonamigo. 

O grande volume de palhada do milheto em questão promove ainda ampla redução da temperatura do solo e a sua descompactação. O milheto é uma das culturas com maior volume de raiz por planta, o que é altamente benéfico.

Melhor ainda que os principais nematoides inimigos da soja não gostam das raízes do milheto. Ele apresenta fator de redução de 0,2 para Nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus), 0,04 para Nematoide Reniforme (Rotylenchulus reniformis) e 0,1 para Nematoide das Galhas (Meloidogyne incognita). Todos esses resultados se baseiam em estudos apresentados no Congresso Brasileiro de Nematologia e pela Embrapa.

“Temos experiências também de produtores em café, cana-de-açúcar, feijão, fumo e muitas espécies de hortifruti. Em todos os casos a palhada contribuiu demais com o resultado do produtor”, conclui o diretor comercial da ATTO Sementes, desenvolvedora da variedade, Juca Matielo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.