CI

Venda antecipada da soja atinge 4% em Guarapuava/PR

O volume desse tipo de comercialização é 5% menor que no mesmo período do ano passado, mas deve aumentar


Até agosto, haviam sido comercializados 4% da safra de soja 2008/2009, através de troca do produto por insumos, contrato futuro ou soja verde (o pagamento é adiantado, mas há deságio). O volume desse tipo de comercialização é 5% menor que no mesmo período do ano passado, mas deve aumentar à medida que a Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) computar informações.

Nos meses subseqüentes o número tende a crescer, chegando a patamares próximos ao ciclo anterior, quando as vendas antecipadas atingiram, até dezembro, 32% da safra de soja.

A venda antecipada do milho atingiu, até agosto, 1% da perspectiva da safra da região de Guarapuava, 8% a menos que em 2007. Até o fim do ano, o índice deve aumentar, tendo em vista que no ciclo anterior atingiu 22%.

Troca

A troca por insumos é interessante para os produtores que estão descapitalizados, segundo o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) Dirlei Antonio Manfio. "Um meio é procurar financiamento via banco. Outro meio é tentar junto às cooperativas ou lojas agrícolas, que dão o insumo e o produtor passa a dever em grãos".

Para as lojas agropecuárias é uma forma de vender a prazo com maior segurança. "É menos arriscado, é mais fácil entregar o produto que pagar em dinheiro. Ano passado, tivemos 100% de cumprimento", disse o engenheiro agrônomo de uma loja agropecuária, Marcelo Martins Pereira.

No caso da agrícola em que Pereira trabalha, outra vantagem desse método reside no fato de o estabelecimento comercializar e exportar grãos. "Trabalhamos com venda de defensivos, compra de cereais, transporte e exportação". Da venda de insumos, este ano, 30% foi feita por meio da troca por soja. Em 2007, a marca havia sido de 50%, segundo Pereira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.