CI

Verdadeiros líderes se desafiam - Por Luiz Marins

Pense nisso. Sucesso!


Muito se discute e se escreve sobre liderança. O líder nasce feito? Nasce líder? É possível formar um líder? Como formar? Quais as maiores características de um verdadeiro líder? 

Enfim, há dezenas de textos sobre o tema. 

Aqui eu gostaria de comentar apenas uma característica, que, como antropólogo, tenho observado nos líderes de sucesso: Eles se desafiam para que seus liderados atinjam resultados.  Verdadeiros líderes que conheço não desafiam apenas a sua equipe, os seus liderados. Eles, antes de mais nada, SE desafiam. E o que eles fazem para se desafiar?

Em primeiro lugar, eles estudam cada um de seus liderados com método, com afinco. Eles diagnosticam cada um deles procurando descobrir seus pontos fortes e pontos frágeis; quais experiências anteriores tiveram e como se saíram; qual a sua história familiar, problemas, filhos, escolaridade; quais os seus interesses pessoais, seus hobbies, o que mais gosta de fazer; quem são as pessoas de seu relacionamento, etc.  

Em seguida, esses líderes de sucesso colocam para si mesmos, objetivos e metas em relação a seus liderados, isto é, o que eles (líderes) querem conseguir de cada um deles de forma clara e detalhada.

Depois de definir os objetivos e metas com cada um de seus liderados, eles estudam as estratégias que usarão para conseguir atingir esses objetivos e metas, enfim qual a metodologia que irão utilizar para transformar cada liderado em um profissional de sucesso e de valor para sua empresa.

Assim, os líderes de sucesso que conheço estudam cada um de seus liderados e para cada um deles estabelecem um projeto, com objetivos, metas e estratégia definidos. 

Dessa forma, eles têm claro em suas mentes o que fazer para desenvolver cada um deles em suas habilidades principais e formar um time vencedor. Eles reforçam os pontos fortes de cada um e fazem com que eles se desenvolvam com prazer e alegria em direção ao sucesso pessoal e profissional. 

Ao entrevistar esses líderes vencedores, eles sempre afirmaram que sem um projeto individual para cada um de seus liderados, é impossível ter uma liderança eficaz, com resultados.

Pense nisso. Sucesso!
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.