CI

Vice-governador, Antônio Andrade, destaca importância do agronegócio na abertura da 56ª Exposição Estadual Agropecuária

Evento, que conta com exposição de mais de 1,3 mil animais vai até o próximo domingo e deve atrair cerca de 20 mil pessoas


O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz, participaram nesta quinta-feira (02/06) da 56ª Exposição Estadual Agropecuária, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. Um dos mais tradicionais eventos da pecuária mineira, o evento vai até o dia 5 de junho e terá, além dos julgamentos e leilões de animais, diversas atrações nos setores de piscicultura, floricultura, aquacultura de corte e eventos técnicos com cursos e palestras. Andrade discursou para uma plateia de produtores e lideranças rurais e destacou o papel do setor agropecuário  no Estado.
 
“É uma alegria muito grande para nós ver a pujança do agronegócio em Minas Gerais. Eu falo com muito orgulho desse setor, que representa  40% do Produto Interno Bruto do Estado. Estou falando de um Estado cujo rebanho bovino é o segundo maior do Brasil, com 23,9 milhões de cabeças, perdendo apenas para o Mato Grosso. Nós ocupamos a segunda posição na produção de carne bovina e a terceira na exportação para o mundo, com 16,2%. E isso nos enche de orgulho. Temos 26% da produção nacional de leite, o que nos dá o primeiro lugar. Tudo isso mostra a pujança e a grandeza do agronegócio mineiro”, listou o vice-governador.
 
Antônio Andrade também comemorou os 20 anos em que o rebanho bovino não registra sequer um caso de febre aftosa, marca completada neste mês. “Nós temos que caminhar junto com o Estado de Santa Catarina, levre de febre aftosa e sem vacinação. É o que queremos. Santa Catarina já exporta carne suína para o Japão e Minas Gerais, que é um grande produtor de suínos, carne, leite e aves também tem que ser considerado Estado livre de febre aftosa sem vacinação. Eu vejo que nós, do Estado, temos que contribuir cada vez mais com o agronegócio mineiro, porque essa é a nossa riqueza”, afirmou.
 
Para celebrar o marco histórico das duas décadas sem registro de aftosa, completados no último mês de maio, foram homenageados o Gerente de Defesa Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária, médico veterinário Gilberto Rodrigues Coelho; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, e o produtor rural Salatiel Maurício Vaz de Oliveira
 
O secretário de Agricultura, João Cruz Reis Filho, agradeceu aos parceiros pela realização da Exposição Estadual Agropecuária e destacou maior protagonismo do Parque da Gameleira. “Estamos procurando dar um dinamismo maior ao Parque, trazendo de volta algumas exposições, como a Herdeiros da Raça, depois teremos a Mega Leite, a Nacional do Cavalo Campolina e do Cavalo Pampa. Já assinamos um convênio para abrigar, em salas que estão ociosas, a Federação de Hipismo de Minas Gerais e o Centro de Melhoramento Genético do Guzerá, para nos dar apoio aos programas de melhoramento genético. Por fim, a esperada reforma e revitalização do Parque da Gameleira. Está todo mundo em cima desse asfalto novinho, essa foi a primeira fase de revitalização. Faremos um grande edital de reforma para entregar ao povo de Minas Gerais esse lugar que é o encontro do urbano com o rural”, detalhou.
 
O presidente da Faemg, Roberto Simões, destacou as novidades da Exposição para este ano. “Estamos trazendo temas novos, que chegam a cada ano e ressalta a força do produtor, que procura inovar em uma região, às vezes até com certas dificuldades, como vemos agora surgir a atividade de piscicultura na Zona da Mata, peixes ornamentais, floricultura, atividades novas que procuram acrescentar algo mais na renda desse setor tão dinâmico.
 
 Exposição Estadual Agropecuária
 
Realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), juntamente com o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a exposição deve atrair 20 mil pessoas até o próximo domingo e contará com a participação de cerca de 1300 animais entre bovinos e equídeos. Eles participarão dos julgamentos que irão premiar os melhores exemplares entre aqueles que mais se aproximam do padrão morfológico de cada raça. No caso dos equídeos será avaliado também o desempenho dos animais na pista de grama do parque da Gameleira.
 
A agenda da exposição contará com a participação das raças de bovinos (guzerá, brahman, nelore, senepol, wagyu e sindi) e de equídeos (mangalarga marchador, campolina, árabe, jumento pêga, pônei e pampa). Ao todo, serão realizados quatro leilões de equídeos. Minas Gerais possui o segundo maior rebanho de bovinos do Brasil, com cerca de 23,9 milhões de animais e lidera o plantel nacional de equídeos, com aproximadamente 763 mil cabeças.

 

A 56ª Exposição vai abrigar eventos de outras áreas do agronegócio mineiro, entre eles a Exposição Estadual de Flores e Folhagens, que vai apresentar um pouco da floricultura mineira, setor que vem demonstrando significativa importância para a economia do estado. Outras atrações serão a 1ª. Exposição Estadual de Peixes Ornamentais  e o Concurso Nacional de Peixes Ornamentais, aliado à mostra dos segmentos da aquacultura. Outra opção é a realização da  1ª Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas que irá colocar à venda  touros e matrizes das raças zebuínas, girolando e senepol, garantidos pelas associações de criadores e com teste negativo de brucelose e tuberculose.
 
Cursos e palestras
 
A 56ª. Exposição terá também uma agenda com 44 eventos técnicos entre palestras e cursos. Somente 11 deles ainda têm inscrições abertas (que podem ser feitas presencialmente, no local). Em pauta, aprender a degustar cachaça, produção de tilápia, própolis verde,  crédito rural, gestão de empreendimentos pecuários  e manejo em bem-estar animal. E ainda, doenças diversas que podem acometer bovinos e equinos. A participação nos cursos é gratuita e as vagas limitadas.
 
Serviço:

56a Exposição Estadual Agropecuária
Data: 31 de maio a 05 de junho - Entrada gratuita
Parque da Gameleira - Av. Amazonas, 6020
Horário: 9h às 21h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.