CI

Vinho de Uruguaiana/RS é destacado por especialistas

Vindima é sempre motivo de festa nas regiões dos parreirais


Os vinhedos estão verdes e exuberantes, as uvas do cedo, as brancas, já começam a amadurecer e lançar no ar um aroma irresistível. A vindima é sempre motivo de festa nas regiões dos parreirais. Ela começará, oficialmente, dia 5 de fevereiro, mas é neste período que os parreirais, carregados de uvas das mais diversas variedades, atingem o ápice de um ano dedicado ao cultivo da matéria-prima, responsável pela elaboração dos vinhos e espumantes nas vinícolas. O momento é de celebração. O leitor que subir à Serra gaúcha, principalmente no Vale dos Vinhedos, ou se dirigir para a Serra do Sudeste (Encruzilhada do Sul) ou à Campanha e Fronteira-Oeste vai conhecer um mundo diferente, bonito, colorido, muito aromático, com festas, degustações de vinhos e espumantes e comidas típicas. Várias cantinas têm estruturas especiais para bem receber os visitantes.

Nova província vinícola

Os produtores de vinho, tanto da Serra quanto do Sudeste e da Campanha, estão falando em excelente safra de uva e de vinho 2010-2011, tanto na quantidade quanto na qualidade. A grande surpresa continua sendo a região da Campanha, relativamente nova em matéria de vitivinicultura, mas já com 16 vinícolas reunidas na associação regional, presidida por Afrânio Moraes Filho, da Almaden. São elas Almaden (Livramento), Vinhobles Rothier & Darricarrere (Rosário do Sul), Cordilheira de Santana (Livramento), Vinícola Peruzzo (Bagé), Seival Estate (Candiota), Vinhos Rio Velho (Rosário do Sul), Vinícola Campos de Cima (Itaqui), Vinícola Aliança (Livramento), Guatambu Vinhos Finos (Dom Pedrito), Vinícola Serra do Caverá (Alegrete), Dunamis Vinhos e Vinhedos (Dom Pedrio), Cooperativa Vinoeste (Uruguaiana), Vinhos Dom Pedrito, Vinhedo Irmãos Camponogara (Dom Pedrito), Vinícola Galvão Bueno (Candiota) e Associação Quaraiense de Fruticultores (Quaraí).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.