Viticultura atrai produtores a dia de campo em Porto Xavier

Agronegócio

Viticultura atrai produtores a dia de campo em Porto Xavier

No local foi implantado aproximadamente um hectare de uva
Por:
272 acessos

No local foi implantado aproximadamente um hectare de uva

Produtores e técnicos vindos de Santo Cristo, Ubiretama, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santo Cristo, Santa Rosa, Ubiretama, Senador Salgado Filho, Três de Maio, São Paulo das Missões, Cerro Largo, Tuparendi, Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Ijuí, Novo Machado e do município anfitrião, Porto Xavier, participaram de dia de campo com orientações técnicas sobre viticultura, na comunidade de Linha Laranjeira Sul, nesta quarta-feira (09/11). A programação contemplou palestras técnicas, no salão da comunidade, e atividades a campo, na propriedade de Cláudio Welter e Nelly Melo. 

O evento contou com o envolvimento da Emater/RS-Ascar, Embrapa Uva e Vinho, Prefeitura de Porto Xavier, Território Missões e Território Fronteira Noroeste. As entidades se uniram em reconhecimento à importância que a viticultura tem assumido em alguns municípios da região. Segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, em torno de 319 famílias com produção comercial se dedicam à produção de uva, que em sua maioria é comercializada in natura e outra parte transformada em sucos, vinhos e geleias em agroindústrias locais. 

Pela manhã, o supervisor de campos experimentais da Embrapa Uva e Vinho, Roque Antônio Zílio, conduziu palestra sobre o Manejo Integrado de Doenças da Videira. Na sequência, o analista da Embrapa, Daniel Santos Grohs, apresentou orientações em relação à qualidade de Mudas e implantação de vinhedos. 

Durante a tarde os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar orientações a campo, com visita à unidade de observação de videiras, localizada na propriedade de Cláudio Welter e Nelly Melo.

No local foi implantado aproximadamente um hectare de uva, parte da parreira há um ano, que está em formação, e outra instalada há dois anos e já em produção. Aproveitando o cenário, os técnicos e agricultores participantes do dia de campo trocaram experiências sobre condução, poda de formação, poda verde, manejo de doenças, adubação, qualidade de mudas e implantação de videiras. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink