CI

Você conhece as expressões usadas na lavoura?

Como em toda a profissão, o cultivo de tabaco também tem um vocabulário próprio


Entre os produtores de tabaco há alguns aspectos em comum. Além da dedicação para assegurar qualidade e produtividade, muitos têm histórias semelhantes e seguem os passos dos pais e avós nessa atividade que é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico das cidades.

No dia a dia das comunidades rurais, outro aspecto que chama a atenção, especialmente daqueles que não estão muito acostumados com a atividade produtiva, são as expressões utilizadas. Como em toda a profissão, o cultivo de tabaco também tem um vocabulário próprio, com palavras e conceitos que ajudam a sintetizar o que cada etapa da produção representa.

A pedido da reportagem, o produtor Giovane Luiz Weber, que tem uma coluna às terças-feiras na Gazeta do Sul, fez uma lista com palavras e expressões que possuem relação com a atividade. A quantidade de termos do dia a dia, naturalmente, é bem maior, mas já ajuda a dar uma noção daquilo que está relacionado à cultura. Morador da divisa de Cerro Alegre Alto e Linha João Alves, o jovem produtor se tornou conhecido em 2017 após publicar um vídeo na internet comentando o preço do combustível e o impacto sobre a atividade agrícola. Desde então, sua popularidade foi aumentando e hoje ele é reconhecido por usar as redes sociais para falar sobre a fumicultura, seus desafios e perspectivas.

A - Adubação é fundamental para o desenvolvimento da lavoura. Hoje há vários tipos, como a verde e a de cobertura.
B - BO1 é a classe mais visada pelos produtores, pois é a mais valorizada em preço.
C - CO1 é a terceira classe mais cara na tabela das empresas. Também chamadas de semimeeiras, essas folhas ficam no meio inferior da planta e têm formato arredondado a oval.
D - Desponte, ou seja, cortar a flor do tabaco para que as folhas se abram, pois isso pode fazer a diferença na safra. É uma tarefa que deve ser feita com paciência e cuidado, pois envolve todas as mudas.
E - A estimativa para a safra é estratégica. Com ela será possível saber quantas arrobas serão colhidas e a possível renda, mesmo sem ter vendido sequer um quilo.
F - Folhas. Para a cultura do tabaco, quanto maiores e mais bonitas elas forem, maior será a renda.
G - Granizo é uma preocupação constante de qualquer produtor. Afinal, quando ocorre com muita intensidade, as perdas podem ser irreversíveis.
H - Honestidade é uma premissa para quem trabalha na fumicultura. Essa característica é muito valorizada pelas famílias, que buscam desempenhar a atividade de forma honesta e digna.
I - Incerteza com o futuro. O produtor não sabe o que vai acontecer mais adiante, pois cada vez mais há medidas que visam restringir o tabaco e consequentemente a sua produção.
J - Janeiro. É neste mês que começa a compra do tabaco pelas indústrias. Esse movimento gera empregos e dinheiro, movimentando a economia dos municípios produtores.
K - O subtipo K assusta qualquer produtor pois desvaloriza o tabaco. As folhas apresentam em sua superfície coloração esbranquiçada ou pálida, carijó, parda, descorada ou queimada de sol. Também podem ficar assim por serem tostadas em excesso na estufa.
L - Laranja. Quando no momento da comercialização, o classificador diz que o fumo está com essa cor, a informação soa como música para os ouvidos. Afinal, é sinal de qualidade.
M - Máquinas para todas as atividades. Cada vez mais o produtor conta com implementos que auxiliam no trabalho com a lavoura.
N - Negócio: o tabaco é um excelente negócio para as pequenas propriedades. Hoje, os produtores estão mais conscientes a respeito desse papel e por isso planejam todos os seus investimentos e atividades.
O - Orgulho é um sentimento predominante. Ser produtor é garantia de que será possível sustentar a família e contribuir para o desenvolvimento.
P - Pesquisas são fundamentais para o setor do tabaco e servem de modelo para outras culturas
Q - A qualidade do tabaco brasileiro é uma das mais reconhecidas do mundo.
R - A classe R3 é outra que não é bem-vinda, afinal representa baixa receita.
S - Safreiros são as pessoas que atuam nas lavouras durante a colheita ou nas indústrias no período de beneficiamento.
T - Tecedeira é a máquina com a qual o tabaco é “costurado” nas varas que são levadas ao forno para a cura.
U - União é um aspecto que predomina entre os agricultores. Situações assim podem ser vistas diante de momentos difíceis, quando um ajuda o outro.
V - Verde deve predominar na lavoura. Quanto mais verde estiver o pé na fase de crescimento, mais viçosa a planta fica.
W - WhatsApp, algo incomum há alguns anos, hoje se tornou uma ferramenta importante para que os agricultores possam se comunicar e trocar informações.
X - Esta classe é uma das que tem sido cada vez menos valorizada pelo mercado.
Y - No YouTube, há canais que difundem e ensinam muito a respeito da cultura do tabaco.
Z - Zebra. Quem nunca disse “vai dar zebra a safra”?! É a expressão utilizada para definir que algo pode não sair como o planejado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.