CI

Você sabe a diferença entre café velho e café envelhecido?

Café envelhecido não é sinônimo de café velho


Foto: Divulgação

A técnica de maturação de alimentos é muito popular no universo dos vinhos, queijos e cachaças, mas você já ouviu falar de café envelhecido? Esse é um tema muito discutido no universo dos baristas e apreciadores da bebida, que se dividem entre os que aprovam e abraçam o envelhecimento dos grãos e os que acreditam que a técnica não passa de uma forma de vender café velho. 

Café envelhecido não é sinônimo de café velho. Entenda as diferenças e os processos a seguir:

Grãos e Torra

Para iniciar o envelhecimento do café é necessário selecionar variedades que combinem com o processo. Grãos da Indonésia e da Sumatra possuem o perfil ideal para essa técnica, sua baixa acidez e potencial aromático permitem que os grãos adquiram sabores desejados durante a maturação.
Uma torra intensa ressalta as notas especiais causadas pelo envelhecimento. Entre os sabores estão notas de Cedro, especiarias e um toque herbáceo.

Olhar artesanal

Para produzir um bom café envelhecido é preciso levar em consideração uma série de fatores, desde o tipo de grão até o monitoramento correto. No caso do café Master Origin Aged Sumatra, os grãos, colhidos em 2016, são armazenados em sacos de juta permeáveis, onde perdem e ganham umidade durante três anos, seguindo o ritmo da natureza. A cada três meses, esses sacos são abertos para que os grãos fiquem expostos ao ar e sequem de forma uniforme, evitando o mofo e apodrecimento, que caracterizam cafés velhos.

A técnica perfeita

Apenas a combinação do toque do homem com a técnica apurada é capaz de gerar cafés envelhecidos. O café Master Origin Aged Sumatra passa pelo método de processamento giling basah, ou descascamento molhado, que consiste em remover o pergaminho dos grãos enquanto estes ainda estão úmidos, permitindo que sequem com mais facilidade. O resultado traz notas amadeiradas com leve toque de especiarias, além de uma percepção aveludada, ressaltando sabores de cacau e de caramelo doce, ao contrário do café velho, que conta com um amargor indesejado.

*Informações da assessoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.