Volatilidade alta com saldo positivo
CI
Agronegócio

Volatilidade alta com saldo positivo

O aquecimento da demanda pela soja americana deu sustentação a ligeira recuperação das cotações
Por:

Apesar da alta e acentuada volatilidade que impera atualmente nos mercados de commodities e de futuros, em geral, pelo menos para a soja, o efeito final na quinzena, foi de um saldo positivo. Um alívio para produtores que têm visto, atônitos, as cotações derreterem no mercado.

O aquecimento da demanda pela soja americana deu sustentação a ligeira recuperação das cotações. No entanto, ameaças ainda pairam sobre o mercado, reflexo de indefinições sobre o rumo das economias americana e européia, abaladas pela crise financeira, e, ao que parece, sujeitas ao risco de submergirem numa forte recessão, o que deve continuar causando calafrios nos produtores.

Entre 16 e 31 de outubro, as cotações saíram de 894,00 cents por bushel (Venc. Novembro de 2008), para 934,00 cents por bushel (Venc. Novembro de 2008), em 31 de outubro de 2008 - uma recuperação ansiosamente desejada de 4,47%, porém, ainda muito aquém de recompor as fortes perdas verificadas nos últimos meses.

No mercado interno, os reflexos da volatilidade das commodities, na Bolsa de Chicago, e da moeda americana, resultaram num aumento das cotações na mesma direção e intensidade, ou seja, na média, os preços subiram em torno de 4,97%.

Entre os dias 16 a 31 de outubro, os preços variaram, em Passo Fundo, de 45,00 para 47,00, em Cascavel, de 42,00 para 44,00, em Rondonópolis, de 38,00 para 40,50, em Sorriso, de 34,00 para 36,20, em Campo Grande, de 41,00 para 43,00, e em Rio Verde de 41,00 para 42,00 reais por saca.

Em Minas Gerais, em Uberlândia, os preços da soja, contrariamente ao das demais praças, apresentaram-se em queda, de 2,27%, caindo de 44 reais por saca para 43 no período.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.