O conteúdo solicitado não foi encontrado

Moleque da bananeira

Broca da bananeira (Cosmopolites sordidus)

Culturas Afetadas: Banana, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico

O adulto é um pequeno besouro de coloração preta, de élitros estriados longitudinalmente, com finas pontuações no resto do corpo. Possui hábitos noturnos e movimentos lentos, permanecendo abrigado da luz durante o dia. As larvas abrem galerias nos rizomas, alimentando-se dos seus tecidos.

Tem ocorrência em todas as regiões do Brasil, sendo considerada como uma das principais pragas para a cultura da banana, pois seus prejuízos podem ocorrer tanto no pseudocaule como nos tecidos da planta.

Danos: São consideráveis, uma vez que o "moleque" prejudica a bananeira direta e indiretamente. Diretamente, por abrir galerias nos rizomas e parte inferior dos pseudocaules, além de danificar os tecidos internos. Desta forma, as bananeiras entram em declínio, apresentando morte das folhas centrais e, após, da planta toda. Os frutos apresentam diminuição de tamanho e peso. Em locais infestados, a diminuição na produção pode chegar a 100%.
Indiretamente, os danos podem ocorrer em função da queda das bananeiras, por falta de resistência à ação dos ventos, e ao favorecimento da entrada de agentes patogêncos, como o do mal do panamá.

Controle: Associar os métodos de:

1. Controle preventivo:

a) Seleção de mudas isentas da praga;

b)  Remover as pragas que porventura estejam no rizoma, retirando as partes atacadas, ou seja, fazer o descortiçamento do rizoma;

c) Tratar os rizomas com uma solução de inseticidas específicos.

2. Uso de iscas  atrativas: A utilização de iscas atrativa tem dado excelentes resultados no controle do moleque, sendo necessária a avaliação de um técnico especializado para a instalação das mesmas no local. A isca a ser usada consiste em pedaços do pseudocaule de 50 cm cortados ao meio longitudinalmente e colocados com a parte cortada em contato com o solo e mantido entre as covas.

3. Controle químico: Recomenda-se a utilização de inseticidas específicos registrados para a cultura, aplicados na base das plantas.

Deslize o dedo na tabela abaixo para movê-la horizontalmente
Mostrando 1 até 12 de 17