CI

Desempenho de cultivares de mandioca em ambiente subtropical

Desempenho de cultivares de mandioca em ambiente subtropical


O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar as variáveis de crescimento, o desenvolvimento e os componentes de produtividade de raízes e hastes de cinco cultivares de mandioca em ambiente subtropical no Rio Grande do Sul, Brasil. O experimento de campo foi conduzido nos anos agrícolas de 2010-2011 e 2011-2012, em Santa Maria, RS, com cinco cultivares de mandioca (Fepagro-RS13, Fepagro-RS14, Estrangeira, Fécula Branca e Cascuda) no delineamento blocos ao acaso com quatro repetições em esquema bifatorial. Foram coletadas variáveis de crescimento e desenvolvimento como área foliar, altura de plantas e número de folhas e componentes de produtividade de raízes e hastes. As cultivares Fepagro-RS13 e Fepagro-RS14 possuem maior IAF com elevada produção de parte aérea e maior altura total comparadas às das cultivares Estrangeira, Fécula Branca e Cascuda por emitirem maior quantidade de ramificações simpodiais. As cultivares Fepagro-RS13 e Fepagro-RS14 possuem elevada produção tanto de parte aérea quanto de raiz, enquanto as cultivares Estrangeira, Cascuda e Fécula Branca possuem maior aptidão para produção de raízes tuberosas em ambiente subtropical no Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Autor: Luana Fernandes Tironi; Lilian Osmari Uhlmann; Nereu Augusto Streck (*); Flávia Kaufmann Samboranha; Charles Patrick de Oliveira de Freitas; Michel Rocha da Silva(*) Autor correspondente: [email protected]

 

Veja na integra clicando aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.