Aplicação aérea para controle de mosquitos (Culex spp.)
Foi realizada em São Paulo uma aplicação aérea para controle do mosquito Culex spp.
Em caráter de demonstração, foi realizada em São Paulo capital uma aplicação aérea, pioneira no Brasil, de larvicidas biológicos para o controle de larvas de “mosquitos” do gênero Culex.
O trabalho foi realizado a pedido da Coordenação de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo, e coordenado pelos biólogos Carlos Alberto Madeira Marques Filho e Moacyr Giovanini Dal Bom. O planejamento e supervisão foi realizado pela empresa Agrotec Tecnologia Agrícola e Industrial Ltda, de Pelotas, RS. A área tratada foi parte do Rio Pinheiros o qual corta a capital paulista em uma extensão total de 25 km. Foi feito o tratamento de dois trechos daquele rio, a título de demonstração e avaliação de resultados. Os trechos tratados foram aqueles situados entre a Comporta próxima à Ponte da Fepasa, na proximidade da confluência Pinheiros-Tietê e a Ponte da Cidade Jardim. Ainda, foi tratado um trecho adicional situado entre a Ponte João Dias e a “Ponte Pênsil”. A área objeto da demonstração foi de 27 hectares, correspondendo a aproximadamente 40% do total.
A aeronave utilizada foi um Ipanema EMB202, matrícula PT-UOA, equipada com difusor de sólidos “Transland-convencional”, DGPS Satloc “Airstar 99.5” e Transceptor VHF. A aeronave pertence à empresa “Sana Agroaérea Ltda” de Leme, São Paulo. Foi pilotada pelo Comandante José Edinaldo de Andrade. Atuaram, ainda, pela SANA, o Eng. Agr. Max Zenker Justo, o Técnico-Executor de Aviação Agrícola Deberson Miguel de Queiroz e o Sr. Valdemir Donizetti Pinheiro, além do sócio-gerente da SANA Rui Nuno de Vasconcelos Cardoso. A aeronave foi previamente calibrada e submetida a testes de deposição foi empregado o software “AgroScan” desenvolvido pela Agrotec. Pela Agrotec participaram o Eng. Agr. Eduardo C. de Araújo e o Eng.Agr. Alexandre Loureiro Marques.
O carregamento da aeronave foi efetuado no pátio de estacionamento da empresa Aeromot Aeronaves e Motores Ltda, no Campo de Marte, na capital paulista, sendo tal estrutura coordenada pelo sr. Marcelo Della Barba, gerente da Aeromot em São Paulo. A área de abastecimento foi protegida por lençol plástico e o carregamento foi efetuado por pessoal da Prefeitura de São Paulo e da SANA. O carregamento foi manual sendo o produto, originalmente acondicionado em sacos plásticos com 18,1 kg, transferido diretamente para o tanque de produtos do avião. A carga de decolagem foi de 450 kg.
A aplicação observou os seguintes parâmetros:
• Altura de vôo: 10-20 metros
• Largura de faixa: 15 metros
• Velocidade de aplicação: 110 MPH (177 km/h)
• Dados climáticos: temperatura média 16C; umidade relativa do ar 61 a 74%; velocidade do vento 8-14 km/h.
A operação foi realizada em total coordenação com o Controle de Tráfego Aéreo do Aeroporto de Congonhas, com o qual o piloto manteve constante comunicação bilateral, tendo sido obtido, previamente, o componente NOTAM. As atividades do Serviço Regional de Proteção ao vôo tiveram a supervisão do sr. Carlos Heredia, consultor ATS/ICAO.
A aeronave decolou do Campo de Marte, sobrevoou o Rio Tietê até sua confluência sobre o Rio Pinheiros, iniciando a aplicação ao atingir as proximidades da “Ponte Fepasa”. Ao retornar, percorreu o trajeto inverso, também mantendo-se sobre os rios Pinheiros e Tietê até chegar ao tráfego do Campo de Marte.
O dia e horário escolhidos (Domingo, início da manhã) tiveram como objetivo fazer coincidir a aplicação com momentos de pouco fluxo de veículos. Ainda assim, o tráfego de veículos sobre as pontes sobrevoadas foi coordenado por equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego, do Município de São Paulo, sendo tais trabalhos coordenados pelo Eng. Eduardo Pereira.
O vôo foi iniciado às 8h20 e encerrado às 8h54. A operação foi assistida por um grande número de autoridades da área da Saúde do Município de São Paulo, de outros municípios, imprensa e técnicos.
A Agrotec espera que com esta ação seja aberta uma nova oportunidade de trabalho para a Aviação Agrícola no Brasil e, mais importante, possa vir ela a contribuir em grande escala para a melhoria da Saúde Pública em nosso país.