CI

A VOZ DO MERCADO: Biotecnologia é uma realidade no campo

O Agro é Biotech? Saiba o que dizem os especialistas



Foto: Divulgação

A biotecnologia tem um papel fundamental para a agricultura, visto que colabora para o aumento da produtividade, otimização do atendimento das demandas, redução de custos e facilidade de distribuição para dentro e fora do país. A consolidação da biotecnologia no país contribui para a produção de energias limpas, uma vez que, através dos progressos desse setor, é possível obter uma produção mais sustentável e eficiente de alimentos e produtos.

Pensando nisso, Suelen Farias e Ivan Wedekin receberam três convidados para analisar o mercado, debater sobre o acesso aos benefícios das novas tecnologias e de que forma isso pode impactar o agronegócio, Hugo Molinari, diretor de PD&I da Sempre AgTech/WIN, Fernando Prudente, diretor do negócio de soja e algodão da Bayer e Kleber Santos, gerente de marketing da GDM.

Conforme Hugo Molinari, a biotecnologia está presente em três grandes culturas: milho, soja e algodão. "Já temos acesso ao uso em eucalipto, cana-de-açúcar, apenas para citar como ela já está impactando o mercado com os beneficios - que vai além das boas práticas, do manejo correto.  A tecnologia não permite apenas nos ganhos de produtividade, mas também em ganhos que agregamos com menor uso de inseticidas, melhoria no meio ambiente. Os beneficios são do pequeno ao grande agricultor", ressaltou.

A pergunta: o Agro é Biotech? A questão gira em torno de qual é o futuro do agronegócio. A união entre a biologia e tecnologia proporciona não só maior produtividade no campo, mas também um aumento no valor agregado do produto e, claro, adequação às demandas do mercado consumidor.  A biotecnologia na agricultura está ligada a um conjunto de técnicas que utilizam organismos para o desenvolvimento de produtos e processos importantes na atividade agrícola. 

Fernando Prudente, diz que para a Bayer, o tema sustentabilidade é um pilar estratégico "é aquilo que nós estamos trabalhando nos últimos anos.  Além da produtividade, os benefícios que a biotecnologia traz para o agricultur, é a sustentabilidade e a rentabilidade do negócio. O que devemos esperar do futuro é um mercado cada vez mais exigente, o tema vem para ficar e o nosso desafio é estarmos preparados e utilizar da força da biotecnologia e preparar nossos parceiros e agricultores para os próximos desafios", pontuou Prudente. 

A biotecnologia já é uma realidade no campo brasileiro. Kleber Santos, reforça que hoje quando falamos em melhoramento genético, temos uma evolução para o agricultor , trazendo caracteristicas especificas das plantas, a possibilidade de planejar o manejo. 

Não tem como separar a tecnologia da sustentabilidade. Hugo Molinari completa que, as tecnologias contribuem para redução de quimicos no ambiente e isso é muito importante. "Quero destacar uma tecnologia que vai vir e vai revolucionar o mercado e impactar toda a cadeia:  possibilidade no aumento da eficiência no uso de nutrientes ou a fixação biológica de nitrogênio, pois se for possível utilizar todas ferramentas tecnologicas para que a planta consuma menos nitrogênio  ou adubação nitrogenada, o impacto é imenso no sistema como um todo", destacou.

A grande maioria dos agricultores brasileiros acreditam e investem em tecnologia. Os desafios continuam sendo como buscamos as melhores ferramentas para o agricultor e isso requer muito conhecimento e investimento. Fernando Prudente garante que o trabalho é continuar mostrando a sustentabilidade, a eficiência e a melhor rentabilidade das biotecnologias que as empresas trazem para o mercado. 

O talk show orientou os agricultores sobre como ter acesso às tecnologias de ponta. Além de abordar as políticas públicas e os processos regulatórios envolvidos na aprovação e adoção de biotecnologias no setor agrícola e uma análise da percepção pública em relação às tecnologias biotecnológicas na agricultura e os possíveis desafios para aumentar a aceitação dessas tecnologias pelos consumidores.

Perdeu o programa ao vivo? assista na íntegra: clique aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.