CI

Microrganismos sintéticos para o manejo de plantas daninhas

Pesquisadores Chineses acreditam ter feito um grande avanço que poderá proporcionar às culturas de trigo um futuro mais sustentável


Os herbicidas foram considerados produtos químicos “milagrosos” quando mudaram para sempre as práticas agrícolas no final da década de 1940 Os herbicidas foram considerados produtos químicos “milagrosos” quando mudaram para sempre as práticas agrícolas no final da década de 1940 - Foto: Divulgação

Os herbicidas foram considerados produtos químicos “milagrosos” quando mudaram para sempre as práticas agrícolas no final da década de 1940, mas os pesquisadores estão agora ansiosos por encontrar uma forma mais sustentável e não tóxica de combater as plantas daninhas e, ao mesmo tempo, promover o crescimento das culturas. Pesquisadores Chineses acreditam ter feito um grande avanço que poderá proporcionar às culturas de trigo um futuro mais sustentável.

A equipe da Huazhong Agricultural University desenvolveu novas comunidades microbianas sintéticas cultivadas em laboratório, também conhecidas como SynComs, que atuam essencialmente como um microbioma microscópico para controlar plantas daninhas e, ao mesmo tempo, estimular a saúde e o crescimento do trigo. Derivado de bactérias isoladas de plantas daninhas ou rizosferas de trigo, um SynCom em particular mostrou-se muito promissor para ajudar a indústria a reduzir o uso de herbicidas.

Num estudo comparativo em estufa de quatro SynComs, um deles se destacou, visando a invasiva planta daninha Phalaris minor que é problema em lavouras de trigo na Ásia, ao mesmo tempo que aumentou a saúde e o crescimento desta cultura.

“Todos os SynComs melhoraram o crescimento do trigo, que se manifestou pelo aumento dos valores de Desenvolvimento de Análise de Plantas de Solo (SPAD) e biomassa fresca”, observou a equipe. “Ao mesmo tempo, o SynCom C4 reduziu efetivamente os valores de SPAD e a biomassa fresca da planta daninha, Phalaris minor, quando combinado com baixas doses do herbicida Axial.”

“A combinação do melhor SynComs com 50% e 75% de Axial melhorou significativamente o crescimento do trigo, mitigando os efeitos colaterais do herbicida no trigo”, observaram os pesquisadores. “A ocorrência de plantas daninhas reduziu a produtividade de grãos em 16% e 25% nas doses de 50% e 75% Axial, respectivamente. A combinação de Axial com o melhor SynComs resgatou até 22% da perda de rendimento de grãos sob plantas daninhas em comparação com Axial sozinho.

“Nossas descobertas sugerem que a combinação de herbicidas com SynComs exibiu efeitos sinérgicos para controlar Phalaris minor e promover o crescimento do trigo, de modo que tal combinação fornece uma estratégia de controle de plantas daninhas sustentável e ecologicamente correta”.

Embora a utilização de herbicidas seja fortemente regulamentada, a sua utilização tem impactos ambientais. Tal como a importância do microbioma intestinal humano para a saúde geral, a população microbiana do solo é essencial para a vida que sustenta. Os herbicidas reduzem a matéria orgânica que circula os nutrientes pelo solo, degradando este microbioma único e reduzindo o rendimento das culturas. Isto, por sua vez, pode levar a um aumento nos produtos químicos usados para promover o crescimento.

No entanto, os SynComs também têm a sua quota-parte de desafios, como enfrentar espécies competitivas no solo quando libertadas num ambiente natural. Os micróbios sintéticos também podem mudar com o tempo devido à evolução e à transferência horizontal de genes.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.