CI

9 tendências de mercado e o seu impacto na indústria de defensivos e sementes


Leonardo Antolini

Quais são as tendências de mercado e o seu impacto na indústria de defensivos e sementes? 

  • Macroambiente brasileiro: taxa de câmbio e estratégia do governo ainda são incertas.
  • O comportamento do produtor está mudando e isso impactará em novas misturas, novas biotech e novos manejos de proteção de cultivos.
  • Difusão de novas tecnologias e surgimento de novos modelos de negócio, principalmente aqueles baseados em plataformas de agricultura digital e programas de relacionamento.
  • A cesta de herbicidas será drasticamente impactada pelas novas tecnologias Xtend e Enlist, alterando a estrutura do mercado.
  • Vale monitorar de perto a dinâmica de herbicidas como glifosato, glufosinato, 2,4D, dicamba e os grupos FOP e DIM, HPPD, PPO e outros. Também atenção especial ao movimento de pré emergentes que aparenta ganhar força. Há diversos gaps de mercado e grande oportunidade para novos registros de produtos e aquisições de moléculas que se tornarão novos blockbusters.
  • A queda da performance de carboxamidas pressionará ainda mais o uso de misturas em tanque, facilitadas por nova legislação, e haverá intensificação de uso de fungicidas multissitios, com destaque para Mancozeb e crescimento forte de Clorotalonil nesta safra. Os cúpricos ainda apresentam certa resistência pelo agricultor. Oportunidade para desenvolvimento de mercado e promoção do uso destes produtos.
  • Atenção especial para o planejamento do supply chain de ativos principalmente na China e India. É momento de buscar sinergia entre as fábricas, novos contratos, otimização da logística e o gerenciamento on line dos estoques dos canais de distribuição.
  • Na distribuição, se não bastassem as mudanças causadas pelas fusões e aquisições das indústrias, o cenário para os distribuidores é de concentração, menor exclusividade de prateleira, maior complexidade no gerenciamento dos estoques, profissionalização, sucessão, novos entrantes internacionais, private equity e diversificação do negócio com serviços de agricultura de precisão, consultoria e outras formas de agregação de valor. Encontrar sinergias nos canais de distribuição advindas dos movimentos de fusões e aquisições será fundamental para o sucesso das empresas de defensivos e sementes.
  • Por último, mas não menos importante, as recentes fusões e aquisições das empresas de proteção de cultivos e biotecnologia movimentaram o mercado de forma intensa. Esta quebra de paradigma gerou sinergias já evidentes como a melhoria do portfólio de produtos de defensivos, sementes e dos serviços oferecidos aos canais de distribuição e aos agricultores. Em um processo de fusão ou aquisição, claramente busca-se a otimização. Reduz-se equipes, recursos organizacionais e estrutura física, eleva-se a eficiência nos custos e na operação devido a novas economias de escala, bem como preza-se pela excelência comercial e de marketing.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.