CI

A COP 30 e o "Complexo de Vira-Lata"!


Alexander Silva de Resende

A Cop 30 em Belém nem começou... e... já é um sucesso absoluto!

Os motivos? Vou focar só em dois para não tornar a coluna muito longa!

1 – Belém Nunca Mais Será a Mesma!

A capital se consolida como o portal da Amazônia. A COP 30 abrirá caminho para um turismo ambiental relevante, jamais visto na região, e atenderá sua vocação natural. Afinal, se a Amazônia é cantada em verso e prosa no Mundo, a apresentação real a ele se dará via os jornalistas de mais de 100 países que estão cobrindo o evento.

E com isso a imagem equivocada da Amazônia – de que correm macacos na rua, que mosquitos selvagens nos sugarão, ou que você pode tomar uma flechada de um índio a qualquer momento – será totalmente desfeita!

Belém é uma capital como qualquer outra, com suas belezas e mazelas urbanas, mas com estrutura para receber e um povo, uma culinária, uma alegria, um rio que parece um mar e uma natureza maravilhosa! Além de muita, mas muita mangueira nas ruas da capital! E tome de manga caindo nos para-brisas dos carros! Rsrs. Belém é tão especial que tem a Torcida Botafogo Belém (TBB), talvez a maior concentração de botafoguense fora do Rio de Janeiro (SIC)! Olha que cidade!

2 – O TFFF – Fundo Florestas Tropicais

Não conheço nenhum investidor que fale mal da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) ou das Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Se os ajustes do Tropical Forests Financing Facility (TFFF) criarem a possibilidade de não só governos, mas também empresas, fundos de previdência e pessoas físicas investirem nele, teremos criado o mecanismo mais potente já inventado para reverter a degradação e conservar as florestas do mundo!

Sim, investimento, meu Amigo! O fundo criado pelo Brasil não é doação, é investimento!

Assim como eu e você investimos em LCA e ajudamos a financiar o avanço do agronegócio, em breve, acredito que, após alguns ajustes, poderemos investir no TFFF também. E assim, apoiar empresas que vão recuperar os danos causados por nós no planeta, financiando projetos de bioeconomia, recuperação de pastagens e sistemas agroflorestais que unem produção e conservação! Todos sabemos do papel da LCA no avanço do nosso Agro; o TFFF é a oportunidade perfeita para replicar esse sucesso em escala global. Não vejo a hora de colocar esse fundo em minha carteira de investimento!

A COP vai começar dia 10, mas já trouxe ganhos inimagináveis ao Brasil.

O resto... é o "Complexo de Vira-Lata" do brasileiro de criticar tudo que fazemos aqui! Ao fim da COP, não tenho dúvidas de que o reconhecimento virá.

Parabéns ao povo Belenense, que não tenho dúvidas de que receberá o mundo com tacacá e dançando um carimbó!

Um forte abraço!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7