CI

A cultura do trigo no Brasil


Amélio Dall’Agnol

O trigo, juntamente com o milho e o arroz, constitui o trio de ouro dos cereais cultivados no planeta. O seu cultivo data de 11 mil anos a.C. e teve início no Oriente Médio, na região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates, alastrando-se posteriormente pela Europa e Ásia.

Foto: Trigo no cerrado. Jorge Chagas/Embrapa

Em 2020, com uma área cultivada de 2,3 Milhões de hectares (Mha) de trigo e produção de 6,3 milhões de toneladas (Mt), o Brasil foi apenas o décimo sexto produtor mundial, depois de China, União Europeia, Índia, Rússia, EUA, Canadá e Austrália, entre outros, que no conjunto entregam uma produção global de 765 Mt.

Para a próxima safra brasileira de 2021, havia a expectativa de que a produção seria superior a 7 Mt, dado o aumento da área cultivada, estimulada principalmente pelos bons preços de mercado, demanda aquecida pelo câmbio favorável e pelas restrições do governo argentino às exportações da produção deles. Mas depois das geadas a produção poderá ser menor.

O trigo foi trazido ao Brasil pelos portugueses na época do seu descobrimento (Martin Afonso de Souza,1534), estabelecendo os primeiros cultivos na Província de São Vicente, atual estado de São Paulo, onde não teve muito êxito por causa das condições climáticas desfavoráveis da região para os trigos trazidos da Europa. Posteriormente, a cultura migrou para os estados da Região Sul, onde o clima é mais ameno e encontrou condições mais favoráveis para desenvolver-se com relativo sucesso. Do século XVII até início do século XIX houve euforia com o cultivo do cereal, a partir de quando retrocedeu e quase desapareceu por problemas fitossanitários; ferrugem da folha, principalmente.

A produção voltou a crescer no século XX com os incentivos (política de preços mínimos e financiamento) disponibilizados pelo Governo Federal ao seu cultivo e pelo êxito no desenvolvimento de variedades nativas adaptadas às condições brasileiras. Como exemplo de cultivar, destaca-se a Frontana (1940), considerada até hoje a maior contribuição do melhoramento genético mundial ao trigo, dada a resistência da planta adulta à ferrugem da folha, à debulha e à germinação na espiga.

Mas esse deslanche não foi suficiente para tornar o Brasil autossuficiente na produção de trigo, que ainda depende da importação de mais de 6 Mt segundo a ABITRIGO (2020); aproximadamente 50% do que consome. Os principais fornecedores de trigo ao Brasil são a Argentina (mais de 80%) e os EUA (cerca de 10%).

A grande produção de trigo no mundo se concentra nos países de climas mais frios (América do Norte, Europa e Ásia). No Brasil, o cultivo predomina nos estados da Região Sul, com 89% da produção nacional, mas ensaia uma inclusão do cereal, em larga escala, na região do Cerrado, onde as contrariedades climáticas, principalmente quando irrigado, são menores.

Para ter-se uma ideia dos problemas que o trigo tem enfrentado na Região Sul; das últimas 60 safras, em 31 delas ocorreram perdas significativas por geadas, doenças ou excesso de chuvas na colheita. É difícil que esses problemas ocorram na região tropical do Brasil central. Além disso, a produção do cerrado tem apresentado uma das melhores qualidades do mundo. Por este motivo, seria estratégico que o Brasil logre fazer com a cultura do trigo o que fez com a soja: tropicalizá-lo.

Trigo, a próxima revolução no Cerrado brasileiro. E atenção, vem aí o trigo tolerante ao déficit hídrico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.