A Qualidade do Seguro Rural

A Qualidade do Seguro Rural

Por:
911 acessos

Poucos produtores possuem conhecimento de todo o funcionamento deste instrumento de gestão e como usá-lo a seu favor.

O seguro rural é um produto bastante técnico, mais complexo que outros seguros, como seguro de automóvel por exemplo, e requer o apoio tanto da seguradora, quanto do corretor (ou de qualquer outro agente responsável pela intermediação da seguradora com o produtor rural).

Tal apoio não é apenas para contratar o seguro rural e sim para todas as fases de sua operação: Cotação, vistoria, contratação, sinistro e pagamento de indenizações.

A grande maioria dos agentes deste mercado concentram suas preocupações apenas na venda do seguro e se esquecem que a percepção do cliente, neste caso o produtor rural, é construída durante o processo como um todo, desde o surgimento do interesse em fazer o seguro até o recebimento de uma indenização devida.

O apoio do "pós-venda", como em qualquer tipo de mercado, muitas vezes, é essencial para o potencial cliente se tornar um cliente efetivo. Isso é ainda mais determinante, quando falamos de um produto como o seguro rural, para o qual, o apoio ao produtor rural é de extrema importância para a sua satisfação.

Clientes mal orientados, produtos de baixa qualidade, preços inadequados e coberturas ineficazes contribuem para o descontentamento dos consumidores de seguros rurais e prejudicam a reputação deste mercado.

Há sim a necessidade de assegurar o agronegócio. Diversas características justificam o Seguro Rural nos planos do governo no tocante a política agrícola, nos planos dos produtores como instrumento de transferência de risco e nos planos das seguradoras como negócio. No entanto, especialistas de diversas áreas colocam entraves de cunho político e econômico no seu desenvolvimento, e se esquecem do principal beneficiário deste produto: O produtor rural. Portanto, uma pergunta fundamental que devemos responder é: Será que os produtores rurais, que já contrataram algum tipo de seguro rural, ou aqueles que ao menos possuem o interesse em contratá-los, estão felizes com os produtos e serviços ofertados na atualidade?

 

Henrique Tresca*

*Fundador do Portal Seguro Rural (www.portalsegurorural.com.br).

Atua no ramo de seguro e resseguro para o agronegócio.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink