CI

A SOJA NO BRASIL E NO MUNDO


Amélio Dall’Agnol

Pesquisador da Embrapa Soja

Das grandes culturas produtoras de grãos, a soja é a que mais cresce em nível global, como consequência da forte demanda originada pelo grande crescimento econômico mundial das três últimas décadas. A oleaginosa começou sendo produzida na China, seu centro de origem, mas foi nas Américas onde ela deslanchou, e cujo Continente hoje responde por quase 90% da produção mundial, com a liderança do Brasil, EUA e Argentina.

O aumento global da demanda tem tudo a ver com o crescimento da renda per capita da população, que passou a consumir menos grãos e mais carnes, cuja principal matéria prima é o farelo proteico da soja. Brasil, EUA e Argentina são grandes produtores de carnes, porque também são grandes produtores de soja e milho, os principais grãos que alimentam os animais produtores de carne.

Além da liderança dos três países americanos já citados, as Américas também contam com outros importantes produtores da oleaginosa: Paraguai, Canadá, Uruguai e Bolívia. A produção mundial da safra 2020/2021 está estimada em 370 milhões de toneladas (M t), com estimativa de que o Brasil responderá por 133 Mt deste total, exportando mais de 80 Mt para o mercado chinês, nosso principal parceiro comercial. A China privilegia a importação do grão para processá-lo e agregar valor em seu território, gerando empregos para os trabalhadores de lá.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.