CI

Aspectos para avaliar a gestão na Propriedade Rural


Rogério de Melo Bastos

ASPECTOS PARA AVALIAÇÃO DA GESTÃO NA PROPRIEDADE RURAL

Uma boa gestão, na propriedade rural, passa pelos seguintes temas: finanças, custos, processos e estratégias.

Para tanto, é importante que o gestor da propriedade rural faça uma breve reflexão para avaliar como anda a gestão na sua propriedade rural, segundo aqueles aspectos.

Uma série de questionamentos simples, interativo, intuitivo fará você pensar sobre o seu negócio. Estes questionamentos versam sobre os quatro temas:

Trata-se de uma espécie de um diagnóstico simplificado, composto de dez questões sobre os temas finanças, custos, processos e estratégias.

FINANÇAS:

Finanças é, ou deveria ser, o principal tema ou preocupação dos gestores em todos os tipos de negócios. Por isso que iniciamos este tema sugerindo ao produtor rural que tenha bem presente consigo a capacidade de geração de renda do seu empreendimento.

A questão número 1, do tema finanças, faz o seguinte questionamento:

  • Você tem bem claro o valor da renda bruta anual da sua propriedade?  

R 1: O valor da renda bruta da empresa indica o tamanho do volume de recursos gerados no empreendimento, e indica a capacidade de geração de caixa por ano.

Mas o que é renda bruta? Renda bruta é o valor obtido com a produção total de todos os produtos produzidos na sua propriedade vezes o valor de venda de cada um, mais o saldo não vendido ainda, vezes o preço médio de mercado de cada produto ainda não vendido, mas que está à disposição para comercialização (Estoque).

 

A questão número 2, deste tema finanças, traz o seguinte questionamento para sua reflexão:

  • Você conhece a margem financeira, ou margem bruta, e o fluxo de caixa de sua propriedade?

R.2 Margem financeira ou margem bruta significa o valor da renda bruta menos os custos variáveis, ou seja, os custos com insumos de produção.  O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída de dinheiro de acordo como eles vêm ocorrendo. Com o demonstrativo do fluxo de caixa é que o produtor rural identifica se o capital de giro é suficiente para atender os desembolsos correspondentes, as despesas diretas com a produção e as despesas gerais da estrutura da propriedade (custos fixos).

A margem financeira indica o valor de recursos para atender os custos fixos, fazer investimentos, amortizar empréstimos. Já o saldo de fluxo de caixa orienta o empresário na tomada de decisão. Com a informação do resultado financeiro do seu empreendimento rural, você terá mais segurança para tomar decisões. E com informação dos custos de produção dos seus produtos, ficará mais fácil decidir sobre as vendas antecipadas.

A terceira questão, em finanças propõe a seguinte reflexão:

  • Você faz análise dos resultados financeiros da sua propriedade rural?

R.3 É extremamente importante que o gestor saiba os resultados das atividades exploradas na sua propriedade rural, identificando quais atividades geram melhores resultados ao negócio.  

 Estes três questionamentos iniciais proporcionam ao gestor a possibilidade de uma reflexão importante sobre o rumo e o desenvolvimento do seu negócio. 

CUSTOS:

Já para o tema Custos, a questão número 4, faz o seguinte questionamento:

  • Você tem bem claro os valores gastos nas atividades produtivas e consequentemente custo de produção?

R.4 É fundamental que o gestor tenha um sistema de registro que permita identificar os valores gastos em cada uma das atividades para que possa ter identificado o custo de produção realizado em cada uma das atividades e no sistema de produção e suas respectivas lucratividades.

A questão número 5, ainda do tema Custos, propõe o seguinte questionamento para sua reflexão:

  • Você tem bem claro os valores dos custos fixos na sua propriedade rural?

R.5 Custos fixos são aqueles custos indiretos, ou seja, os gastos gerais de manutenção da estrutura da propriedade. Todos os demais gastos que se impõem indiretamente, mas que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de produção da propriedade rural.

Os custos fixos, têm impacto direto no lucro líquido de cada atividade e da propriedade considerando a integração do sistema de produção. Uma boa gestão dos custos fixos tornará a empresa mais competitiva.

Somente após a devida apropriação dos custos fixos no demonstrativo de resultados - DRE, é que o gestor poderá identificar a lucratividade das atividades e do negócio como um todo. Ainda, como importante informação o gestor poderá identificar o impacto que os custos fixos estão gerando nas explorações do empreendimento. 

PROCESSOS:

Os processos, ou seja, a fase de operação, que geram a produção objeto da propriedade rural.

Então, mais um questionamento para sua reflexão, o sexto, agora no tema processos:

  • O planejamento da próxima safra já está definido (culturas/atividades, variedades, insumos?

R.6 Igualmente é extremamente importante que seja feito um plano de atividades para a próxima safra, de acordo com as tendências do mercado, de acordo com a estrutura de produção, capacidade técnica operacional (pessoas, equipamentos, recursos financeiros necessários). Com o planejamento de safras, você poderá gerenciar as compras de insumos em melhores condições.

Ainda no tema processos, a sétima reflexão que o gestor deve fazer para garantir que os processos sigam a devida conformidade:

  • Você faz monitoramento da produção para avaliar as causas dos resultados?

R.7 O monitoramento com registros desde o início, dos principais processos produtivos, permite avaliar o desempenho das atividades e detectar eventuais falhas e causas do não atingimento dos objetivos e metas de produção, para que não mais se repita. A gestão de processos promoverá melhorias contínuas.

Mais uma reflexão neste tema, a oitava questão traz o seguinte questionamento:

  • Os resultados dos processos quando não satisfatórios, a causa mais provável é somente do fator clima ou é identificada outra causa no decorrer dos processos?

R.8 Uma boa prática é buscar a identificação das causas dos problemas e de resultados negativos na produção, e não deixar apenas as causas de resultados não esperados aos fatores clima e mercado. É importante descobrir quais são os reais fatores que impactam na produtividade e produção da sua propriedade.

ESTRATÉGIAS:

A empresa que define estratégias para atingir seus objetivos consegue mais facilmente estabelecer e identificar parcerias para garantir e acessar novos mercados.

Agora no tema estratégias, a proposição para a nona reflexão é a seguinte:

  • A sua propriedade está alinhada às tendências de mercado em relação aos seus produtos?

É vital para a garantia da empresa que o produtor esteja atento as tendências de mercado, e o que o mercado está querendo em termos de produtos para que você possa alinhar a sua produção de acordo com o que o mercado está querendo. A permanência da empresa no mercado dependente de uma produção focada no mercado e com garantia de liquidez.

A questão número 10, para finalizar essa reflexão e auto avaliação, ainda no tema estratégias:

  • Você costuma implantar algumas mudanças (inovações) na exploração do seu negócio?

Igualmente é extremamente importante que o gestor fique atento às inovações tecnológicas para melhorar o seu nível de produção e gestão.  Inovações para a empresa garantem mais mercado, liquidez e sobrevivência.

Após esta breve reflexão sugerida nestes dez questionamentos, certamente o gestor da propriedade rural vai identificar várias, ou pelo menos uma, oportunidade de melhoria no atual sistema de gestão.

Texto extraído do Capítuo I do Livro GESTÃO RURAL, A ALMA DO AGRONEGÓCIO - PUBLICAÇÃO FEDERACITE AGO/2018. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.