CI

Atualidade e tendência econômica (II)


Argemiro Luís Brum

A opção pelo populismo, além de aumentar as incertezas econômicas no país, deixa dúvidas quanto ao real interesse em combater o déficit fiscal (o recente episódio da Petrobrás mostra isso). Se continuarmos nessa linha, a tendência será mais juros, mais dívida pública, e mais difícil a situação fiscal. Mesmo que os juros possam estabilizar o dólar, e colocar o Real em um patamar racional, não será apenas isso que irá atrair muitos investimentos externos.

Já queimamos esta etapa. Hoje o mundo nos olha pela falta de âncora econômica mais clara no horizonte, fato que deixa sem resposta à pergunta: para onde vamos? E poucos investem diante de tamanha incerteza. Assim, o Brasil não conseguirá terminar 2021 em um patamar superior ao pré-pandemia. Aliás, neste momento a pandemia está fora de controle e isso piora o quadro econômico, pois o descontrole da pandemia gera desorganização econômica.

Como, em tal contexto, o setor de serviços é o mais atingido, estamos falando de 60% do PIB nacional fortemente comprometido, sem falar na parte industrial. Na esteira desta realidade, o mercado de trabalho continuará em situação grave. E sem trabalho não há renda, e sem renda não há consumo, e sem consumo não há comércio, e sem comércio não há salário e emprego, e muito menos PIB consistente. Um círculo vicioso. E este desemprego continuará crescendo. Hoje, em todas as suas instâncias, na prática ele atinge perto de 30% da População Economicamente Ativa, com uma enorme informalidade.

Ao mesmo tempo, a massa de rendimentos recuou 6% em 2020. Assim, abrir o comércio é necessário, porém, sem renda no bolso da população os efeitos serão reduzidos. E isso advém de uma década inteira perdida, que culmina com uma das maiores crises de nossa história, sendo que pela primeira vez entramos em crise sem nos recuperarmos das perdas da crise anterior (recessão de 2015 e 2016). Neste contexto, os programas sociais são necessários, porém, não são suficientes. E, na pandemia, muitos deles foram mal focados. (segue)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.