CI

Como a Pandemia Afetará a Demanda e a Produção de Alimentos?


Frederico Franco

Como  aconteceu durante a crise financeira de 2008 , podemos dizer que a redução da renda do cidadão e a incerteza fez com que as pessoas diminuissem seus gastos com os produtos não essenciais, resultando assim na demanda reduzida desses produtos e serviços. Com relação ao momento atual, ficou evidente que no início do surto de COVID-19, houve um aumento significativo na demanda geral por alimentos.

A demanda por alimentos está ligada à renda, ou seja, a perda de oportunidades de geração de renda pode afetar o consumo. Com as mudanças ocasionadas pelo COVID-19, serão observados os seguintes fatos:

  • O medo do contágio pode se traduzir em visitas reduzidas aos mercados de alimentos;
  • Mudança na maneira como as pessoas compram e consomem alimentos (Menor tráfego em restaurantes);
  • Aumento nas entregas de comércio eletrônico (como evidenciado na China); e
  • Aumento na alimentação em casa.

Após o surto de coronavírus, observamos que alguns países ao redor do mundo começaram a implementar uma série de medidas políticas destinadas a evitar a propagação da doença. No entanto, essas medidas podem afetar a produção e o comércio agrícola de várias formas, como exemplificado abaixo:

  1. Países estão implementando controles rigorosos nos navios de carga, ocasionando assim, o risco de comprometer a aglidade da logística, especialmente o transporte de mercadorias perecíveis, como frutas, vegetais frescos, peixe e seus derivados.
  2. Medidas para a restrição da livre circulação de pessoas, pode afetar a contratação de trabalhadores sazonais, gerando um impacto na produção de alimentos, afetando assim os preços de mercado em todo o mundo.
  3. Medidas para garantir padrões de saúde aceitáveis nas fábricas de alimentos, podem desacelerar a produção diária.

Diante disso, e com o andamento da situação podemos dizer que a demanda por alimentos é geralmente inelástica e seu efeito no consumo geral provavelmente será limitado, porém será necessária a avaliação de mercado perante a crise que vai ocorrer após a pandemia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.