CI

Estratégia de preços versus diferenciação


Gabriel Colle

Estratégia de preços versus diferenciação

As estratégias competitivas genéricas são aquelas baseadas em preço ou em diferenciação. As estratégias baseadas em preço (ou estratégias de liderança em custos), são adequadas em mercados de commodities; quando há muitos clientes sensíveis a preços; quando os custos de mudança são baixos; ou quando há muita oferta por parte de produtores com estruturas de custos similares. 

As estratégias baseadas em diferenciação pretendem agregar em maior grau que os concorrentes o valor desejado pelos clientes, oferecendo maior qualidade, mais rapidez, muita variedade, melhor serviço etc., assim obtendo margens de lucro mais elevadas. 

As estratégias híbridas, de preços baixos e diferenciação, podem ser bem-sucedidas quando a empresa consegue oferecer valor e ao mesmo tempo operar com custos mais baixos, de forma que obtém volumes muito maiores que os concorrentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.