CI

Gestão, a palavra de ordem


Rafael Barros Correia

       Mas afinal de contas o que é gestão? Uma palavra que está presente no nosso dia a dia, e mesmo que não saibamos sua definição, nós a aplicamos diariamente em nossas vidas, sua definição pode ser entendida como gerenciamento, administração, de uma instituição, uma empresa, ou entidade social de pessoas, então desde quando, pagamos um serviço , até quando compramos um pão na padaria, de certa forma estamos fazendo gestão.

   Como ela surgiu ? A gestão surgiu quando após a revolução industrial, os profissionais decidiram buscar soluções para problemas que não existiam antes, usando vários métodos de ciências, para administrar os negócios da época, o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas para se realizar a gestão.

    Ou seja a gestão é um ramo das ciências humanas porque tratam com grupo de pessoas, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes. A gestão administrativa além da técnica de administrar, ainda se utiliza de outros ramos como o direito, a contabilidade, economia, psicologia, matemática e estatística a sociologia, a informática entre outras.   

    O papel do gestor nas organizações envolve o planejamento das ações, a definição de suas metas e a correta alocação de recursos humanos, tecnológicos, financeiros e de infraestrutura, entre outros, com a finalidade de atingir os objetivos estratégicos do negócio, motivando as equipes .

      E como a pecuária entra nisso tudo ?? A pecuária assim como as demais atividades agropecuárias ,salvo em alguns anos, como o ano passado , tem apresentado uma queda ao longo dos anos na sua margem de lucro, basta ver para crer.

     Então o pecuarista tem que aceitar isso e morrer calado ? Não, é ai que entra a gestão, é somente tendo os números nas mãos e trabalhar para assegurar seu tão suado lucro, a atividade pecuária é uma das últimas atividades do agro a sofrerem com a má gestão, uma vez que a " NATUREZA" , cuida de tudo, e a despeito dos erros que o pecuarista faz , a vida da um jeito, ao contrário da agricultura, que um mau manejo pode ocasionar perdas irreversíveis, a pecuária aceita, mesmo que vá capengando com os erros. Não, que isso não tenha seu valor histórico, já que é a pecuária que sempre abriu frentes agrícolas, uma vez que não demanda de tanta infraestrutura como a agricultura.Então onde o boi foi , a agricultura foi atrás.

  Se engana ,quem acha que é preciso de programas caros e sofisticados para se ter a gestão de sua propriedade na sua mão, basta um papel, uma caneta e boa vontade.Então mãos a obra e não deixe seu boi ir para o brejo.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.