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História e atualidade da aviação agrícola no Brasil


Gabriel Colle

HISTÓRIA
Além de ser a sede do Sindag (em Porto Alegre), o Rio Grande do Sul é berço da aviação agrícola Brasileira: a primeira operação no País foi em 19 de agosto de 1947, em Pelotas. 

FROTA

O Brasil tem a segunda maior frota de aviões agrícolas do mundo. São 2.280 aeronaves, segundo o levantamento divulgado em fevereiro pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). O País fica atrás apenas dos Estados Unidos, que têm em torno de 3,6 mil aparelhos, segundo a Associação nacional de Aviação Agrícolas deles (NAAA, na sigla em inglês). O País está à frente ainda de potências como o México (2 mil aeronaves), Argentina (1,2 mil aeronaves), Nova Zelândia e Austrália (300 aeronaves cada), entre outras.  

No ranking estadual o Rio Grande do Sul está em segundo, com 426 aviões. Atrás do Mato Grosso, que tem 524 aviões agrícolas, e à frente de São Paulo, com 339 aeronaves. Aí vem Goiás (277), Paraná (141) e as outras 19 unidades da Federação onde o setor está presente.

A frota do País é dividida ainda entre operadores privados – fazendeiros, cooperativas ou empresas de produção (granja, usinas sucroalcooleirAs, etc) que têm seus próprios aviões – e empresas aeroagrícolas, que são os prestadores de serviços para as fazendas.

Na média do Brasil, 64% da frota está com empresas aeroagrícolas e 35% entre operadores privados. 
Outros cerca de 1% pertencem a governos federal ou estadual (corpos de bombeiros, para combate a incêndios florestais, pode exemplo), além de escolas de pilotagem.

No quesito operadores, o RS tem o maior número de empresas aeroagrícolas do País: 72, em um universo de 252 (ou seja, cerca de 30% do total no Brasil). Obs.: o levantamento do número de empresas é de 2019. O Sindag deve lançar um estudo atualizado agora no segundo semestre. 

Isso se dá porque aqui as propriedades são menores, por exemplo, do que no Mato Grosso. Enquanto lá as grandes propriedades compensam mais facilmente os operadores manterem seus próprios aviões, aqui é mais fácil o serviço ser terceirizado, com as empresas atendendo a vários clientes.

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