CI

Importância do Agronegócio em Números


Frederico Franco

Todos os dias, muitos de nós reunimos em torno de mesas cheias de alimentos com sua família e/ou amigos, e estes produzidos por outras famílias. Esta é uma ótima oportunidade para lembrar de todo o trabalho árduo dos produtores rurais e toda a cadeia agroalimentar, para que o alimento chegue na sua mesa.

Mas, por qual motivo todos os anos surgem notícias, na maioria das vezes tendenciosas e com o objetivo maior de gerar apenas visualizações?

Devemos criticar com sabedoria, fundamento e conhecimento do assunto. A facilidade com que a internet traz a qualquer pessoa, que tenha o interesse em pesquisar e buscar sobre qualquer assunto e com conteúdo de qualidade, aumenta a responsabilidade antes de comentar ou criticar sobre o agronegócio brasileiro.

Diante disso, surge a reflexão: será que sabemos a real importância do agronegócio para o Brasil?

Exportações – Sustentando o país, a participação do Agronegócio representou 48% do total das vendas externas brasileiras no ano de 2020, batendo o recorde de US$ 100,8 bilhões. O destaque para as exportações foram o complexo da soja, setor de cárneos, açúcar e a celulose.

Impacto no PIB – Em paralelo, o agronegócio brasileiro apresenta grande participação no produto interno nacional (PIB) de acordo com dados do CEPEA/USP, no ano de 2021 e estimativa é de 26,6%. O fato é também reflexo do constante crescimento do PIB do agronegócio, e do aumento de produção e exportação em diversas áreas do setor.

Empregos - O agronegócio brasileiro em 2021, de acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), emprega 17,42 milhões de pessoas, ou seja, uma participação de 20,33% do total de pessoas que estão trabalhando no Brasil. 

Sabemos que agronegócio tem pontos negativos, porém criticar sem apresentar pontos de solução ou de melhorias que são plausíveis com o nosso sistema, não vai agregar nada para gerar novas soluções, ou seja, se você está sozinho ou apenas conversando com pessoas que concordam com sua idéia, é provável que você tenha muitos argumentos positivos para sua crítica, mas quando você busca entender o lado contrário, grande parte dos seus argumentos podem se tornar obsoletos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.