CI

O Brasil continua à deriva


Argemiro Luís Brum

Chegamos a meados de 2018 e o que se temia vai se confirmando. A economia brasileira, apesar da pequena melhora em 2017, continua à deriva, com seu quadro piorando no corrente ano. A primeira fotografia nos chega através do PIB oficial do primeiro trimestre. Ao registrar apenas 0,4%, contra 1,1% no primeiro trimestre de 2017, cristaliza o óbvio: é ilusão imaginar que a economia irá melhorar sem um profundo ajuste fiscal, o qual depende de reformas estruturais adequadas.

A greve dos caminhoneiros potencializou o problema. Associou-se a ela a disparada cambial e, com isso, já é plausível um PIB negativo no segundo trimestre do ano. Paralelamente, o mercado de trabalho não reage, enquanto a taxa de investimento continua muito aquém do necessário. No primeiro trimestre de 2018 esta taxa era de apenas 16% do PIB, a segunda menor para o primeiro trimestre desde 1996, quando o aceitável é 25%.

Sem conseguir atacar o cerne do problema, que é o inchaço e a ineficiência do Estado, o governo corta onde não deve: nos investimentos, na educação, na saúde etc. Em 2017, os investimentos públicos caíram para tão somente 1,17% do PIB, o menor nível em 50 anos. Que 2018 está perdido já se sabe há muito tempo. A questão agora é o que nos espera para 2019!

Em tal contexto de indefinições, o país assiste a uma fuga de dólares, causadora de forte desvalorização do Real, a qual aguça a inflação (em maio esta saltou para 0,4%, contra 0,22% em abril). Ao se aproximar dos R$ 4,00 por dólar, nesta primeira quinzena de junho, a moeda brasileira voltou a patamares somente vistos no final de 2002. É bom lembrar que a maior pressão sobre os preços, devido à greve, ao câmbio e ao constante reajuste dos combustíveis, virá em junho e nos meses seguintes. Estes efeitos internos se associam a um quadro de potencial alta dos juros nos EUA.

E para conter a saída de dólares, o Banco Central se vê obrigado a comprometer suas reservas cambiais. Mas isso tem limites! Especialmente porque o mercado sabe que o problema estrutural brasileiro tem sido irresponsavelmente aumentado pelo descontrole dos gastos públicos e a protelação das reformas. Diante disso, não será surpresa se o Banco Central brasileiro volte a elevar a Selic já neste ano. Ora, elevar a taxa básica, em um momento em que os juros reais pouco baixaram, é alimentar a freada na economia, e o círculo vicioso se auto alimenta, comprometendo o futuro nacional.

Desde 2007/08, quando da eclosão da crise mundial, este cenário era perceptível e os alertas surgiram. Passados 10 anos, nada fizemos de concreto para impedi-lo. Pelo contrário, na maior parte desta década as ações públicas nacionais, reforçadas por interesses privados, foram no sentido oposto. Não há economia que resista e a conta sobra sempre para os cidadãos, a começar pelos mais pobres.  
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.